Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cadernos de Saúde Pública debate desafio dos artigos 'preprints'


16/12/2022

Informe Ensp

Compartilhar:

Foto de muitas pessoas reunidas no pátio de uma universidadeO fascículo de novembro de 2022 de Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra no site da revista. No Editorial deste mês de CSP, as editoras-chefe discorrem sobre artigos preprints e apresentam a política e normas da revista acerca da temática. "CSP é uma revista que garante o acesso público e gratuito de todo seu acervo para o público leitor, parte essencial dos princípios da Ciência Aberta. Além disso, CSP reconhece a importância dos preprints no cenário da publicação científica da atualidade", enfatizam as editoras. O texto é também um convite para a leitura do artigo Perspectivas.

No artigo Perspectivas: o desafio dos preprints para a saúde pública, Kenneth Rochel de Camargo Jr. e Cláudia Medina Coeli abordam as vantagens e desvantagens, bem como as controvérsias da literatura sobre preprints. Os autores afirmam que, apesar das críticas, os artigos preprints são uma realidade na publicação científica contemporânea e podem desempenhar um papel positivo na produção e disseminação do conhecimento, desde que sejam tomados os devidos cuidados.

O estudo Fatores demográficos e socioambientais associados à insegurança alimentar domiciliar nos diferentes territórios da cidade de Salvador, Bahia, Brasil aponta que 40,9% da população de Salvador encontra-se em situação de insegurança alimentar domiciliar, uma prevalência superior à encontrada para a área urbana em 2017/2018. Foi possível observar também a forma desigual pela qual a insegurança alimentar se distribuiu na cidade baiana.

O artigo Da crise psiquiátrica à crise psicossocial: noções presentes nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis, por sua vez, apresenta as noções de crise psiquiátrica e crise psicossocial presentes nos discursos de trabalhadores e gestores de CAPSij. “Nosso objetivo com essa reflexão foi apresentar que a produção do sofrimento psíquico em crianças e adolescentes é complexa e que seus recursos e respostas também deverão ser complexos, distanciando-se, assim, de qualquer explicação ou resposta reducionista”, concluem os autores.

Estudos sobre vacinas e redes sociais, atendimento odontológico de urgência no sistema público brasileiro de saúde e vulnerabilidade social, sobrevida e letalidade hospitalar pela Covid-19 também integram esta edição.

Confira esses e outros artigos no site da revista Cadernos de Saúde Pública

Voltar ao topoVoltar