10/10/2014
Fonte: Fiocruz Brasília
A exposição Aventura pelo corpo humano promete agitar a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, que será realizada no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, de 13 a 19 de outubro. Este ano, o estande da Fiocruz terá o formato do Castelo Mourisco. Além da exposição, a Fiocruz também apresentará uma divertida esquete de teatro chamada Conferência Sinistra, que promove um inusitado encontro entre a Febre Amarela, a Varíola e Peste Bulbônica. Este ano, o tema da Semana é Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social. Por isso, a Fiocruz vai mostrar a sua importância para a sociedade brasileira.
A exposição, repleta de atividades lúdicas e interativas, foi elaborada pelo Museu da Vida (da Casa de Oswaldo Cruz). Ela busca despertar a curiosidade em conhecer o corpo humano por dentro, oferecendo atividades e oficinas para trabalhar com as crianças alguns sistemas do corpo humano, suas estruturas anatômicas e funcionalidades. As crianças são estimuladas a explorarem seu raciocínio e conhecimento, trabalhando com o encaixe de órgãos, montagem e manipulação de estruturas, como o esqueleto. Serão 13 atividades que vão desde explorar livremente objetos como, por exemplo, um nariz gigante. Nessa atividade, o visitante, de olhos vendados, entra num nariz-caverna e percebe as substâncias existentes no seu interior e recebe explicações sobre a importância de cada uma delas – cabelos, ‘meleca’ e outros.
Além da exposição, a peça teatral Conferência sinistra, de Gustavo Ottoni, compõe as atividades da Fiocruz na SNCT deste ano. Febre amarela, peste bubônica e varíola, principais doenças que assolavam o Rio de Janeiro no início do século 20, viram personagens desta intervenção teatral e, com muito humor, conversam sobre os males que causam à saúde, revelando seus temores em relação às medidas de combate lideradas pelos médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.
Nos dias 16 e 17 de outubro, o Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz) exibirá uma série de cinco vídeos intitulada Profissão Cientista, que conta a trajetória de seis pesquisadores da Fiocruz: Claudio Tadeu Daniel-Ribeiro (IOC), Jane Costa (IOC), José Augusto Nery (IOC), Lorelai Kury (COC), Márcia Chame (Ensp) e Márcio Félix (IOC). As sessões serão realizadas de 10h às 11h e de 15h às 16h, nos miniauditórios do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. No dia 17, o debate contará com a presença da pesquisadora Marcia Chame.
No Portal Fiocruz
Mais Notícias