Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Brasil sedia congresso mundial de informação em saúde


19/09/2005

Compartilhar:

Brasil sedia congresso mundial de informação em saúde

Entre os dias 20 e 23 de setembro, a cidade de Salvador, na Bahia, será a sede do 9º Congresso Mundial de Informação em Saúde, o mais importante evento internacional sobre o tema. Pela primeira vez na América Latina, o congresso trará especialistas de todo o mundo para discutir o compromisso com a eqüidade.

Partindo do princípio que somente a informação e o conhecimento permitem aumentar a qualidade de saúde humana, o participantes do ICML 9 buscarão identificar as estratégias necessárias para oferecer o acesso livre a todos.

As respostas para essa questão incluem políticas governamentais de compartilhamento de informação, tecnologias facilitadoras de acesso e mudanças de paradigmas na relação da sociedade com a sua saúde e seu conhecimento sobre saúde. Cada um dos seis painéis apresentados no congresso abordará um desses aspectos a partir da visão de especialistas de todo o mundo.

Embora não tenha a pretensão de esgotar o tema, a organização do congresso espera apontar caminhos a serem seguidos por governos, instituições de pesquisa e ciência, gestores de saúde e profissionais da saúde. Um compromisso pela busca da eqüidade no acesso à informação e ao conhecimento científico – condição essencial para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

Organizado pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/OPAS/OMS), a Federação Internacional de Associações de Bibliotecas (IFLA) e o Ministério da Saúde do Brasil, o evento deve receber mais de 1.500 participantes. Na solenidade de abertura, no dia 20 de setembro, está confirmada a presença da Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, Mirta Roses.

Leia mais sobre o ICML9:

Reunião da Rede ScienTI discute cooperação
Estação Biblioteca Virtual é inaugurada em Salvador
Discussões no congresso serão distribuídas em seis painéis temáticos

Voltar ao topoVoltar