Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Brasil articula transferência de biotecnologia israelense


07/05/2013

Agência Fiocruz de Notícias

Compartilhar:

A Fiocruz vai investir cerca de R$ 170 milhões em uma planta fabril no Ceará para fabricação de medicamentos para tratamento da doença de Gaucher e outras enfermidades raras. A transferência de uma plataforma biotecnológica de base vegetal - expressão DNA recombinante em células de cenoura e tabaco - será feita por meio da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com a empresa israelense Protalix.

A parceria foi firmada na última quinta-feira (2/5), durante as atividades da comitiva do Ministério da Saúde, em Tel Aviv, Israel, que buscam expandir a cooperação econômica com o Brasil no campo dos medicamentos, insumos, vacinas e  inovação tecnológica. Na ocasião, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reuniu-se com os ministros de Israel da Economia, Naftali Bennett, e da Saúde, Yael German.

Israel é hoje considerado o país com o maior volume per capita aplicado em desenvolvimento e inovação, e referência no desenvolvimento de medicamentos biológicos. A tecnologia do país do Oriente Médio ganha em competividade pelo baixo-custo dos processos produtivos, alto rendimento e risco zero de contaminação viral.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar