Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

BracVam organiza Workshop sobre substituição de testes com animais


27/06/2022

Por Emerson Rocha | Comunicação VPPCB

Compartilhar:


Com a iniciativa da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), o Centro Brasileiro para Validação de Métodos Alternativos (BraCVAM) e a Humane Society International (HSI) no Brasil, promoveram esta semana o workshop "Teste de Ativação de Monócitos: A Substituição Para o Teste de Pirogênio em Coelhos". O evento foi virtual e transmitido pelo canal VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Os palestrantes foram o Octavio Presgrave e Cristiane Caldeira. O objetivo do workshop foi mostrar a história do método, suas aplicações e demonstrar teoricamente a sua execução.

Além disso, os participantes apresentaram suas dúvidas, dificuldades e necessidades para a implantação do referido método, o que servirá de base para se estruturar um treinamento prático. Antes das palestras, Rodrigo Correa-Oliveira, Vice-presidente da VPPCB, agradeceu a participação de todos e elogiou a importância do Teste de Ativação de Monócitos.

"É com grande prazer que abro essa reunião em conjunto do BraCVAM e HSI. Uma relação que recentemente assinamos um acordo de cooperação extremamente importante não só para a Fiocruz, mas também para toda sociedade brasileira. Estamos agora trabalhando num contexto de substituição de animais por outros modelos. O evento mostra o exemplo muito claro pra onde queremos caminhar. Tenho certeza que todos os workshops em conjunto serão sucesso".  

Depois, a responsável pelas Relações Governamentais da (HSI) no Brasil, Antoniana Ottoni, fez uma apresentação sobre a atuação da HSI no Brasil e falou sobre a importância da parceria com o BraCVAM para impulsionar a implementação dessa metodologia. O evento visava apresentar o Teste de Ativação de Monócitos (MAT, da sigla em inglês Monocyte Activation Test), que vem a substituir o uso de coelhos na determinação de contaminação pirogênica de produtos injetáveis.

Este método já foi validado internacionalmente e consta na Farmacopeia Europeia desde 2010. Foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA) pela Resolução Normativa nº 45/2019 e o Centro Brasileiro para Validação de Métodos Alternativos (BraCVAM) recomendou à Farmacopeia Brasileira a sua adoção como monografia oficial.

Assista aqui o evento completo:

Voltar ao topoVoltar