Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Bolsita Pibic da Fiocruz Piauí ganha Prêmio Destaque CNPq


13/07/2022

Por Laís Januzzi e Cristiane Boar | VPPCB

Compartilhar:

O aluno do Programa de Iniciação Científica (Pibic), vinculado à Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), Rafael Everton Assunção Ribeiro da Costa, ganhou o 19º Prêmio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Ciências da Vida.

Estudante Pibic na Fiocruz Piauí, Rafael que cursa medicina na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) teve o reconhecimento  durante a segunda experiência dele como bolsista do Programa de Iniciação Científica (Pibic), que começou em 2020, ao ser selecionado para integrar a equipe da pesquisadora Beatriz Oliveira. 

O trabalho premiado "Morbimortalidade por doenças diarreicas agudas em crianças menores de 5 anos nos municípios do Estado do Piauí: 2009 a 2019" foi desenvolvido por Rafael sob orientação de Beatriz, e compõe a pesquisa desenvolvida por ela, intitulada “Fortalecimento da Vigilância em Saúde na APS: a implantação de unidades sentinelas para vigilância da morbimortalidade por Doenças Diarreicas Agudas na Estratégia da Saúde da Família no Piauí”. O projeto faz parte da Rede de pesquisas sobre Atenção Primária em Saúde (Rede APS), do programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA). O programa está vinculado à VPPCB.

A questão da mortalidade infantil é um problema crônico no Piauí. De acordo com o estudante, em 2019, o estado ocupava o 4º lugar no ranking nacional de mortalidade infantil e os indicadores apresentavam uma piora nos últimos anos. Segundo o relatório produzido por ele, a diarreia, apesar de ser um quadro clínico evitável, é a segunda maior causa das mortes de crianças. Essa foi a motivação para Rafael se debruçar sobre o tema. 

“Quando o Rafael fala que a Doença Diarreica Aguda [a DDA] é uma prioridade, para quem fica mais no eixo Sul-Sudeste, o desafio de superar mortes infantis por diarreia é coisa do passado”, afirmou Beatriz. Um dos exemplos que mostraram para eles essa diferença das realidades sanitárias no país, foi a dificuldade de encontrar trabalhos publicados recentemente durante a revisão bibliográfica feita pelo bolsista. “Ninguém mais estuda esse assunto”, concluiu a pesquisadora. 

A partir da extensa coleta de dados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e no Sistema de Vigilância de Doença Diarreica Aguda (SIVEP-DDA), o trabalho aponta que as regiões do Cerrado e Semiárido apresentam as piores taxas dos indicadores de internação e mortalidade infantil por DDA. Analisar um grande volume de informação e conseguir mapear padrões clínicos ou epidemiológicos é uma das especialidades do estudante: “Eu tenho esse perfil mais prático dentro da pesquisa. Por exemplo, em projetos sobre biologia molecular, eu trabalho com protocolos laboratoriais e aplicação deles. Também costumo fazer um overview de relatos de casos de oncologia para enxergar o que é feito, quais são os guidelines utilizados pelos oncologistas. Faço muitas revisões sistemáticas de literatura”.

Esse levantamento é uma das etapas para visualizar e entender a vigilância em saúde feita nos atendimentos realizados pela APS. A partir dele, a outra frente da pesquisa voltada para a vigilância de rumor no território, por meio de inquéritos e mapeamento de casos de diarreia nas escolas, também está sendo desenvolvida. Juntas, essas informações poderão se complementar e apontar otimizações na coleta e tratamento de dados relacionados a DDA, o que pode gerar ações em saúde mais efetivas.  

Para Rafael, o trabalho não vai se encerrar com a premiação ou composição teórica das informações encontradas na pesquisa coordenada por sua orientadora. Além de buscar publicar seu estudo em alguma revista científica, os próximos passos consistem em disseminar seu conhecimento desenvolvendo ações de educação em saúde junto aos profissionais da área que trabalham nas regiões identificadas pelo trabalho dele, que mais precisam melhorar seus indicadores. Além disso, as informações também ajudarão na articulação com as Secretarias de Vigilância Epidemiológica Estadual e de Teresina. 

O bolsista disse "que ainda não caiu a ficha quando pensa na premiação e outros desdobramentos que sua pesquisa vem apresentando". Desde que entrou na faculdade, Rafael busca um olhar ampliado da área e participa de estudos ligados a vários temas, como ecologia, humanização e saúde coletiva. Antes de ter contato com a Fiocruz Piauí, via PMA, ele ajudava outros alunos de medicina, da UESPI e de outras faculdades, no desenvolvimento de trabalhos científicos, e encarava sua produção acadêmica como algo paralelo à carreira de médico.  “Agora eu vejo uma possibilidade de carreira dentro da Ciência mesmo, né? Coisa que não era muito comum para mim”.  

A orientadora do Rafael, Beatriz Oliveira, também falou sobre o efeito positivo que a presença da Fiocruz causa nesses territórios: “É importante ter escritórios nas regionais e fortalecer esses núcleos, porque é dali que nós vamos conseguir formar pessoas como o Rafael. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo como instituição".

Anualmente o CNPq tem o objetivo de reconhecer os bolsistas de iniciação científica e tecnológica que se destacaram durante o ano sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, bem como as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

A cerimônia de premiação acontecerá durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 25 de julho, na da Universidade de Brasília (UnB).
 

 

Voltar ao topoVoltar