Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Boletim BiblioCovid: estudos sobre a reinfecção pela Covid-19 são destaque da edição de agosto


26/08/2021

Por Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Em agosto, a reinfecção pelo vírus Sars-Cov-2, o coronavírus, é o tema do Boletim BiblioCovid. Todo mês, uma equipe de bibliotecários da Rede de Bibliotecas da Fiocruz seleciona as mais recentes e relevantes referências bibliográficas sobre a Covid-19 para auxiliar na pesquisa e difusão científica dos estudos sobre o tema.

Os artigos foram consultados na base Medline, disponível para consulta por meio da Biblioteca Virtual em Saúde. Os descritores e a metodologia do levantamento bibliográfico encontram-se disponíveis no próprio boletim, para quem tiver necessidade de acessar essa informação na íntegra. Dentre os etudos apresentados, há levantamentos sobre reinfecção na Europa e nas Américas, incluindo diferentes abordagens, como modelagens estatísticas e genômicas.

Um destes estudos, realizado na Dinamarca com mais de 4 milhões de pessoas que fizeram testes PCR, mostrou que há significância estatística de reinfecções dentre a parcela da população que teve Covid-19 e se testou novamente durante a pesquisa. (Referência: HANSEN, C. H. et al. Assessment of protection against reinfection with SARS-CoV-2 among 4 million PCRtested individuals in Denmark in 2020: a population-level observational study. Lancet, v. 397, p. 1204-1212, 2021. Acesso em: 21 jul. 2021.)

Confira o boletim completo:  
Boletim BiblioCovid v.2 n.8, agosto 2021 | Reinfecção da Covid-19
 

Card de divulgação do Boletim BiblioCovid em cores azul e vermelho e destacando o tema dessa edição "Reifencção da Covid-19"

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar