Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Boletim anual da Cogepe traz estatísticas de pessoal da Fundação


25/06/2020

Ascom/Cogepe

Compartilhar:

A Fiocruz terminou 2019 com 4.845 servidores ativos e uma força de trabalho total de 11.736 trabalhadores. Os números apresentados e diversas outras análises  estão disponibilizadas no Boletim Estatístico de Pessoal – Fiocruz/2019, publicado no dia 22/6 pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe). Um dos objetivos do documento é servir de base técnica para estudos estratégicos, formulação de políticas e tomadas de decisões relacionadas ao campo da gestão de pessoas na instituição. Acesse. 

A publicação apresenta uma coletânea de tabelas, quadros e gráficos que expressam os dados gerais da força de trabalho da Fiocruz, considerando a sua evolução, caracterização e distribuição. Também é possível encontrar análises específicas quanto à modalidade no período de janeiro a dezembro de 2019.  A metodologia utilizada consiste no tratamento e análise dos dados dos Sistemas de Informações Siape e SGA-RH.

Nesta edição foram incluídas informações sobre as remoções entre as unidades e deixaram de ser apresentados os registros de licença por motivos de saúde, uma vez que tais informações estão apresentadas em detalhes no Anuário Estatístico de Saúde do Trabalhador da Fiocruz. A edição de 2019 será lançada em breve.

Concursados e novas análises de terceirizados
Em relação à evolução da força de trabalho nos últimos 10 anos, constata-se o incremento de 2,84% (324) no total de trabalhadores da Fiocruz no período (11.412 para 11.736), mas com tendência de decréscimo a partir de 2016. Em 2019, ocorreu o ingresso de 121 servidores provenientes de nomeações referentes ao concurso de 2016, sendo 61 técnicos em saúde pública e 59 pesquisadores em saúde pública e um assistente técnico em gestão de saúde.

Por fim, o aprimoramento do SGA - RH Não Servidores permitiu um melhor monitoramento dos contratos de terceirização a partir de 2016. Nesta edição, as informações sobre o perfil dos trabalhadores terceirizados está mais completa, incluindo distribuição por gênero, faixas etárias e nível do posto de trabalho.

Voltar ao topoVoltar