Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Bloco carnavalesco anima enfermarias do IFF


17/02/2009

Compartilhar:

Bloco carnavalesco anima enfermarias do IFF

O Carnaval das Enfermarias do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) vai contar com a  participação do bloco Saúde e Alegria nesta quarta-feira (18), às 14h. A iniciativa é do Programa Saúde e Brincar e do Projeto Biblioteca Viva em Hospitais, ambos do IFF. Os  integrantes do Projeto Badalando a Cidadania, que reforçará a festa com ritmistas e passistas, também estão confirmados.

A iniciativa é uma forma de despertar o lado festivo da criança, proporcionando lazer para ela e seus familiares e uma maior interação com a equipe de saúde. “Carnaval faz parte da cultura popular e levar uma amostra desta festa às enfermarias diminui a distância entre a internação e a rotina fora dela. Além disso, a música alegra, diverte e ajuda a suavizar o stress”, explica Madalena Oliveira, coordenadora do projeto Biblioteca Viva.

Para a coordenadora do Programa Saúde e Brincar, Rosa Mitre, o bloco de Carnaval possibilitará um momento de descontração nas enfermarias, prática que é comum na rotina do hospital, através do programa Saúde e Brincar, que oferece atividades lúdicas como estratégia de intervenção profilática e terapêutica no campo do adoecimento e hospitalização na infância. “Com essa iniciativa resgatamos uma parte da vida cotidiana, que fica distante na internação, além de ajudarmos a promover a melhora do quadro de saúde das crianças”, diz Rosa.

Parceria
Os profissionais do Grupo de Atenção à Saúde do Adolescente (Gasa) do IFF, em parceria com o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Badalo de Santa Teresa, vem desenvolvendo o projeto Badalando a Cidadania desde maio de 2008, com o financiamento do Fundo Nacional de Saúde. A parceria visa a melhoria da qualidade de vida de 200 adolescentes de 10 a 19 anos e de suas famílias, oferecendo saúde, solidariedade, democracia, cidadania e participação social.

O projeto proporciona o contato do adolescente com o esporte e o lazer, cujo acesso é bastante reduzido em função da baixa renda dos moradores do bairro. São oferecidas também oficinas com metodologia participativa, ministradas pelos profissionais do IFF sobre direitos humanos e cidadania, relações familiares e sociais, higiene corporal e hábitos alimentares, crescimento e desenvolvimento, sexualidade, saúde reprodutiva, doenças sexualmente transmissíveis e Aids, uso abusivo de substâncias químicas, violência intrafamiliar e prevenção de acidentes. O projeto funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, no Espaço do Grêmio Recreativo, que fica na Rua Paraíso, 43, Santa Tereza.
(Fonte: Fernanda Reis)

Voltar ao topoVoltar