21/09/2023
Luiza Trindade/Editora Fiocruz com informações da Casa de Saúde Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Crédito imagem: COC/Fiocruz
A próxima edição do Encontro às Quintas convida Carmen Alvaro Jarrín, autora de A biopolítica da beleza: cidadania cosmética e capital afetivo no Brasil, lançado este ano pela Editora Fiocruz em coedição com a Unifesp.
Doutora em Antropologia pela Universidade de Duke (EUA), a professora e pesquisadora do College of the Holy Cross (EUA), Carmen Alvaro Jarrín, examina não apenas o regime biopolítico que fez da beleza um projeto nacional, mas também as maneiras sutis com que a beleza é carregada de valor afetivo nas práticas sociais cotidianas - tornando-se assim um terreno sobre o qual as hierarquias de raça, classe e gênero são reproduzidas e contestadas no Brasil.
A debatedora é a antropóloga e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio Mylene Mizrahi, coordenadora do Estetipop, laboratório de pesquisa antropológica em estéticas, aprendizagens e cultura pop.
Sob a coordenação do sociólogo Marcos Chor Maio (PPGHCS/Depes/COC/Fiocruz), os encontros são uma realização do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), que há 26 anos promove o evento.
O evento, on-line, acontece no dia 28 de setembro, às 10h, e será transmitido ao vivo pelo canal da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) no YouTube.
Encontro às Quintas
A biopolítica da Beleza: cidadania cosmética e capital afetivo no Brasil
Expositor: Carmen Alvaro Jarrín (College of the Holy Cross, EUA)
Debatedora: Mylene Mizrahi (PUC-Rio)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 28/09/2023
Horário: 10h
Evento on-line
Transmissão: Canal da COC no YouTube
Saiba mais sobre o evento no portal da COC/Fiocruz.
Saiba mais sobre a obra acessando a matéria: Obra investiga relações entre beleza e poder no Brasil.
No Portal Fiocruz
Mais Notícias
Mais em outros sítios da Fiocruz