Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

‘Biólogos Respondem’ reestreia no YouTube do Museu da Vida


03/08/2023

Teresa Santos (COC/Fiocruz)

Compartilhar:

Nesta quarta-feira (2/8), a série Biólogos Respondem voltou ao canal do YouTube do Museu da Vida Fiocruz. Em três episódios semanais, os biólogos educadores Miguel de Oliveira e Tereza Costa respondem a dúvidas do público sobre vírus e vacinas. E fazem isso utilizando linguagem simples e, também, efeitos visuais, modelos tridimensionais, fotos, charges e até canções. Todos os episódios contam ainda com recursos de tecnologia assistiva (Libras, audiodescrição e legenda). A produção é da 70 Filmes e Girândola Produções.


Em três episódios semanais, os biólogos educadores Miguel de Oliveira e Tereza Costa respondem a dúvidas do público sobre vírus e vacinas (foto: Divulgação)

O projeto dá continuidade a uma iniciativa de 2020, que nasceu em meio à pandemia de Covid-19. No primeiro episódio desta nova temporada, a dupla de apresentadores responde à pergunta: O que são vírus?. O segundo episódio é dedicado a explicar como surgiram as vacinas. E o último vídeo discute a segurança das vacinas. As três perguntas que norteiam os episódios vieram do público virtual a partir das redes sociais do museu.

Para Héliton Barros, chefe do Museu da Vida Fiocruz, isto, por si só, já é um diferencial, pois todas as temáticas são do interesse do público. Ele destaca ainda que os assuntos estão alinhados à missão institucional do museu e da Fiocruz, e que, apesar de atemporais, são muito importantes nesse momento. “Ainda estamos com cobertura vacinal baixa. Tem todo o movimento para reconquista das altas taxas de cobertura, e as pessoas ainda têm dúvidas sobre essas questões. Então, nada melhor do que um museu de ciências da Fiocruz, que é uma instituição reconhecida, tratar desses temas. Traz credibilidade”, afirma.

De vídeos simples a episódios ricos em efeitos visuais

A série foi criada a partir de um movimento do próprio público que, durante a pandemia do (então) novo coronavírus, trouxe muitas questões via redes sociais. Para explicar as dúvidas que surgiam, o biólogo educador Miguel de Oliveira passou a apresentar o quadro Um Biólogo Responde.

Em 2020, foram produzidos dois episódios, que também estão disponíveis no canal do Museu da Vida Fiocruz no YouTube. Os primeiros vídeos foram feitos em meio ao período de isolamento social, adotado como medida de contenção da disseminação da Covid-19. Por essa razão, foram produzidos de forma mais simples, gravados com um celular e na casa do próprio apresentador.

A boa aceitação do público incentivou novas produções. “Vimos que as pessoas gostavam desse tipo de interação. Então, resolvemos fazer uma coisa mais bem produzida para o YouTube”, conta Héliton Barros, explicando que, a partir de então, o museu iniciou um diálogo pelas redes sociais, instigando os usuários a trazerem novos questionamentos.

Este foi então o início da nova fase do programa, marcada por maior roteirização, produção e edição, incluindo cenário e efeitos visuais. Com a chegada da bióloga educadora Tereza Costa à equipe, o projeto passou então a contar com dois apresentadores e foi rebatizado como Biólogos Respondem. “Para mim, apresentar o Biólogos Respondem foi uma honra e um desafio. É sempre um prazer conversar com nossos visitantes, mas a gravação é uma experiência diferente. Pessoalmente, para mim, foi desafiador porque sou uma pessoa que gagueja. Também foi uma oportunidade de mostrar que esse distúrbio de fala existe e não impede que as pessoas se comuniquem”, destacou.

Biólogos Respondem é uma série do Museu da Vida Fiocruz, e tem como patrocinadores máster Santander, Abbott e Enauta. A iniciativa também conta com o patrocínio da EDF Norte Fluminense, Supergasbras, Bayer, Dataprev, Technip FMC, White Martins, S&P Global e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e copatrocínio de Concremat e Frenesius.

Voltar ao topoVoltar