Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Biblioteca Virtual em Saúde Doenças infecciosas e Parasitárias chega às redes sociais

Imagem do topo da página da BVS no facebook

28/07/2016

Por: André Bezerra (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Com o objetivo de promover acesso à informação científica e técnica sobre doenças infecto parasitárias, a Biblioteca Virtual em Saúde Doenças Infecciosas e Parasitárias (BVS-DIP) é um projeto de construção coletiva de âmbito nacional, coordenado pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (OMS/OPAS/BIREME), sob a liderança da Biblioteca de Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz.

Visando proporcionar o acesso equitativo e estimular o uso da informação atualizada e relevante reunida na BVS, a iniciativa chega às redes sociais com uma comunidade no Facebook. O desenvolvimento da BVS-DIP é guiado por um conjunto de projetos específicos definidos pelo Comitê Consultivo, coordenado pela Secretaria Executiva sob a responsabilidade de profissionais do Icict/Fiocruz.

Assim como o site da BVS, a fanpage busca ampliar a divulgação de seus temas prioritários e estabelecer um contato direto com os pesquisadores e estudantes e demais interessados que compõem seu público. Além dessa iniciativa, a Biblioteca de Manguinhos é responsável pela publicação de um boletim mensal, que reúne artigos e trabalhos publicados recentemente na área de doenças infecciosas, contemplando diferentes patologias e enfermidades a cada edição.

As doenças infecciosas e parasitárias são aquelas causadas por um agente infeccioso em determinado hospedeiro; podendo ter como consequências lesões causadas pelo agente e pela resposta do hospedeiro manifestada por sintomas e sinais e por alterações fisiológicas, bioquímicas e histopatológicas. No último boletim da Biblioteca de Manguinhos, foram destacados artigos sobre meningite e raiva.

Acesse a página da BVS-Dip no Facebook, assim como a última edição do Boletim da Biblioteca de Manguinhos.

Voltar ao topoVoltar