Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Bate-papo com autores e lançamento de e-book


16/10/2018

Assessoria de Comunicação/Editora Fiocruz

Compartilhar:

A Editora Fiocruz participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano com a série de encontros Bate-papo com autores e o lançamento do e-book em acesso aberto Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde, de Rita Barradas Barata. O lançamento acontece nesta terça-feira (16/10), às 10h, no foyer do Museu da Vida, no Campus Manguinhos da Fiocruz, onde vários IPads estarão à disposição para que os presentes possam conhecer a segunda publicação da coleção Temas em Saúde Interativa. O e-book reúne textos, vídeos, fotos, áudios e infográficos que se complementam e facilitam a apropriação dos conceitos e conteúdos.

Os encontros com autores de livros e vídeos começam na terça-feira (16/10). A primeira conversa será com o cineasta, documentarista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Beto Novaes, às 10h. Num clima informal e de interação com o público, o diretor falará sobre o documentário As Sementes, produzido por meio de edital da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. A produção trata de agroecologia, aborda economia solidária, cooperativismo e feminismo.

À tarde, às 13h30, o bate-papo será com o doutor em engenharia de produção pela Coope/UFRJ e pesquisador da Escola de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), Marcelo Firpo Porto, um dos organizadores do livro Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o mapa de conflitos. Os novos encontros acontecem na quinta e sexta-feira (18 e 19/10). Na manhã de quinta-feira, também às 10h, o doutor em serviço social e professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), André Vianna Dantas, autor do livro Do socialismo à democracia: tática e estratégia na Reforma Sanitária Brasileira, conduz a conversa com os presentes.

Uma das organizadoras do livro Atenção Primária à Saúde no Brasil: conceitos, práticas e pesquisa – a doutora em medicina social pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisadora titular da Ensp, Maria Helena Magalhães de Mendonça - recebe o público na tarde de 18/10, às 13h30. Na manhã de sexta, às 10h, é a vez de conversar com o jornalista, doutor em comunicação e cultura e editor-executivo da Revista Eco-Pós, da UFRJ, Igor Sacramento. Igor é um dos organizadores do livro Saúde e Jornaliso: interfaces contemporâneas, da Editora Fiocruz.

O último bate-papo será na tarde de sexta, às 13h30, com doutor em ciências, programador visual e professor do mestrado do Instituto de Comunicação e Informação Tecnológica em Saúde (Icict), Marcelo Simão de Vasconcelos. Ele é um dos autores do livro recém-lançado O Jogo como prática de saúde, da nova coleção da Editora Fiocruz, Fazer Saúde. Veja a programação completa da Semana Nacional de C&T na Fiocruz no site do Museu da Vida.
 

Voltar ao topoVoltar