02/04/2009
Banco de Dados reúne perfil de técnicos em saúde do Brasil
A edição de janeiro/fevereiro da revista Poli - Saúde, Educação, Trabalho, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), traz matéria sobre o lançamento do Banco de Dados da Educação Profissional em Saúde (BEPSaúde). A iniciativa, desenvolvida pela Estação de Trabalho Observatório dos Técnicos em Saúde, sediado na EPSJV, armazena informações provenientes de mais de mil escolas públicas e privadas do país inteiro. Esta é a primeira vez no país que uma base de dados é organizada especialmente para a educação profissional em saúde.
O BEPSaúde pretende ser um instrumento para quem quer estudar, planejar políticas ou apenas conhecer melhor a educação técnica e tecnológica em saúde no Brasil. O embrião do Banco de Dados foi um estudo encomendado à EPSJV pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS). “A SGTES solicitou à Escola um estudo sobre a formação técnica em enfermagem. A finalidade era investigar o ensino oferecido a esses profissionais“, lembra Júlio Lima, coordenador da pesquisa, que gerou o BEPSaúde.
Os pesquisadores do observatório lançaram mão dos dados recolhidos pelo Censo Escolar (como quantidade de alunos matriculados e concluintes, tipos de cursos oferecidos, modalidades - auxiliar, técnico ou especialização -, carga horária etc), fonte de informações utilizada até hoje. No banco referente aos tecnólogos, por exemplo, estão disponíveis informações colhidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) desde 1991.
Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.
Conheça o BepSaúde