Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Autores debatem visibilidade e direitos das pessoas trans


30/01/2024

Luiza Trindade (Editora Fiocruz)

Compartilhar:

Janeiro é o Mês da Visibilidade Trans, um período dedicado a celebrar e fortalecer a visibilidade e os direitos da comunidade trans. Neste contexto, a Editora Fiocruz organiza o evento online Conversa com os autores: gênero e saúde no mês da visibilidade trans, em que convida autores da casa com pesquisas sobre o tema para trazer suas contribuições ao debate sobre equidade de gênero e direitos das pessoas trans. As conversas serão transmitidas ao vivo pelo canal da editora no YouTube e estão abertas para participação do público pelo chat.

No Dia Nacional da Visibilidade Trans (29/1), Carmen Álvaro Jarrin, autora de Biopolítica da Beleza: cidadania cosmética e capital afetivo no Brasil (Ed. Fiocruz, 2023), abriu o evento, falando sobre seu novo tema de pesquisa: o acesso à saúde das pessoas trans e travestis. Carmen, professora de antropologia no College of the Holy Cross, em Massachusetts, nos Estados Unidos, há anos se dedica a estudar antropologia médica, gênero e sexualidade, self cibernético, desigualdade na América Latina, ativismo queer global e justiça racial.

Nesta quarta-feira (31/1), às 15h, Fernanda Alzuguir, Lucas Tramontano e Mario Carvalho conversam sobre Gênero, Violência e Saúde. Acesse o link e assista ao vivo. A psicóloga Fernanda Alzuguir é professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Iesc/UFRJ) e lançou em coautoria com Elaine Brandão o livro Gênero e Saúde: uma articulação necessária (Ed. Fiocruz, 2022).

Lucas Tramontano, autor do recém lançado Testosterona: a biografia de um hormônio (Ed. Fiocruz, 2023), livro selecionado pela Chamada Pública 30 Anos da Editora Fiocruz, é pesquisador do Núcleo de Estudos Sobre o Gênero, Sexualidade e Saúde do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz). Mario de Carvalho é pós-doutor em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Uerj, onde conduz o projeto de pesquisa Afetos e sofrimentos de pessoas LGBTI no cenário brasileiro contemporâneo e coordena o projeto Vozes e cores, que provê cuidados mentais a pessoas LGBTI. Publicou pela Editora Fiocruz Violência e saúde na vida de pessoas LGBTI (Ed. Fiocruz, 2021).

Além das conversas com os autores, a editora oferece, em celebração à data, desconto de 20% em livros do catálogo sobre gênero e sexualidade, disponível na livraria virtual. A programação organizada pela editora se insere na Agenda Janeiro da Visibilidade Trans na Fiocruz, que reforça o compromisso da Fundação com a promoção da equidade nas relações de gênero.

Veja a programação completa do Mês da Visibilidade Trans na Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar