Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Auditório lotado na cerimônia de abertura do Abrascão 2009


04/11/2009

Compartilhar:

Auditório lotado na cerimônia de abertura do Abrascão 2009

No ano em que completa 30 anos, a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) realiza, em Recife, o 9º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva discutindo a relação de saúde, ciência, tecnologia e inovação. A solenidade de abertura aconteceu na noite de domingo (1/11), no Teatro Guararapes, com mais de duas mil pessoas lotando o Centro de Convenções de Pernambuco. A noite foi de protestos, música e resgate da história da saúde coletiva brasileira.

Antes do início da solenidade, as 'Loucas de Pedra Lilás', uma ONG de Recife especializada em promover posturas cidadãs através do teatro, invadiu o palco do complexo e fez uma manifestação em defesa do SUS. O grupo foi ovacionado pelo público. Em seguida, o mestre de cerimônias, Arlindo Fábio Gómez de Souza, da Fiocruz, coordenou a atividade compondo a mesa de abertura.

O vice-presidente da Fiocruz, José da Rocha Carvalheiro, foi o primeiro a discursar, lembrando a criação da Abrasco, em 27 de setembro de 1979, durante assembleia da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília (DF), que teve como seu primeiro presidente o pesquisador Frederico Simões Barbosa. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, destacou a importância do desenvolvimento das pesquisas e inovações tecnológicas com a finalidade de buscar melhor qualidade de vida e saúde para a população, seja no Brasil ou no mundo.

A solenidade foi encerrada com uma emocionante apresentação da orquestra Criança Cidadã, com 130 jovens entre 3 e 17 anos, de um dos bairros mais violentos da região metropolitana de Recife, a comunidade do Coque.

Leia mais no site da Ensp/Fiocruz.

Leia também:
Mostra de filmes lota espaço Saúde e Letras do Congresso da Abrasco
Abrasco celebra 30 anos com o 9º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva
Impacto do agronegócio sobre ambiente e saúde: desafios à produção de conhecimento
Saúde coletiva se encontra em Recife para mais um Congresso da Abrasco

Voltar ao topoVoltar