Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Assessor da OMS em saúde mental faz palestra na Ensp


22/09/2005

Compartilhar:

Assessor da OMS em saúde mental faz palestra na Ensp

O assessor de Saúde Mental da Organização Pan-americana de Saúde e ex-coordenador de Saúde Mental da região de Imola (Itália), Ernesto Venturini, fará palestra no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) no dia 26 de setembro, às 10h. O evento contará ainda com o lançamento do livro Franco Basaglia - escritos selecionados em saúde mental e reforma psiquiátrica, organizado por Paulo Amarante.

Com o tema A questão psiquiátrica - algumas reflexões sobre o processo de reforma psiquiátrica na Itália,  Venturini vai falar sobre as novas leis que proíbem a manutenção de manicômios e estimulam a busca de novos tratamentos. A cidade italiana de Imola é referência no tratamento de enfermidades mentais. Venturini e Franco Basaglia trabalharam juntos e criaram o movimento Psiquiatria Democrática Italiana, que existe até hoje.

Amarante dedicou oito anos ao trabalho de pesquisa e esteve em contato com a viúva de Basaglia para reunir os estudos.  Basaglia foi um dos mais importantes e reconhecidos psiquiatras do século 20.

A Ensp fica na Rua Leopoldo Bulhões, 1480, Manguinhos. Não é necessário fazer inscrição prévia para a palestra.

Voltar ao topoVoltar