Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Assembleia dos trabalhadores da Fiocruz sobre a greve será na segunda (27/8)


24/08/2012

Compartilhar:

Os trabalhadores da Fiocruz realizarão assembleia, na segunda-feira (27/8), às 9h, para avaliar a proposta governamental apresentada nesta sexta (24/8) em retorno às suas reivindicações. Uma nova reunião entre representantes dos servidores da Fundação e da Secretaria de Relações do Trabalho, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) foi agendada também para segunda-feira, às 19h.

A paralisação das atividades por tempo indeterminado começou no dia 6 deste mês, como parte do movimento que reivindica a valorização do servidor público, melhorias salariais e na carreira. O Sindicato  dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) esclarece que desde o último reajuste concedido aos servidores da Fundação, em 2009, houve uma desvalorização dos salários de cerca de 20%, o que acarretaria três anos de perdas salariais.

Os serviços essenciais, como os atendimentos médicos e a produção de vacinas e medicamentos, dentre outros em andamento, estão mantidos durante o período de greve, obedecendo regimes de plantão acordados com as diversas unidades da Fiocruz.

Uma das atividades de greve foi a doação coletiva de sangue, realizada na última quarta (22/3), no Rio de Janeiro. Mais de cem trabalhadores doaram sangue e buscaram informar à população sobre suas reivindicações, dentre elas: a busca por uma política salarial permanente com reposição inflacionária, a valorização do salário-base e incorporação das gratificações; paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas; reajuste dos benefícios; definição da data-base em 1º de maio.

Voltar ao topoVoltar