Início do conteúdo

Artigos sobre febre amarela e chikungunya ganham publicação acelerada em revista


06/03/2017

Compartilhar:

Por: Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)

A revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz ampliou seu sistema de publicação acelerada de artigos para incluir pesquisas sobre febre amarela e chikungunya, além dos estudos relacionados ao vírus zika. Implantado em junho de 2015, o sistema de ‘Fast Track’ oferece uma via rápida para divulgação de trabalhos, que são disponibilizados on-line em um prazo de 24 horas após a submissão. De acordo com os editores do periódico, a decisão foi tomada considerando o contexto atual dos agravos. “A zika já não é considerada uma emergência de saúde pública de interesse internacional, mas ainda há necessidade de mais investigação sobre esta infecção, assim como sobre outras doenças emergentes e re-emergentes. Portanto, Memórias decidiu expandir a seção ‘Fast Track’ para incluir investigações sobre chikungunya e febre amarela, além do vírus zika”, afirmam em texto divulgado no site da revista.

A publicação através do sistema acelerado ocorre após a avaliação de um editor do periódico. Os artigos considerados relevantes são indexados, recebendo um registro preliminar de indicador de objeto digital (DOI, na sigla em inglês), e divulgados no site da revista, na seção ‘Fast Track’. Para orientar os leitores, é indicado que a revisão por pares está em andamento. O processo de submissão não é alterado no sistema de ‘Fast Track’ e os manuscritos podem ser enviados através do site da revista. Após a conclusão da revisão, os estudos aceitos para publicação são incluídos em uma edição regular do periódico, com menção ao período de dados abertos no sistema de ‘Fast Track’. Em caso de rejeição, o acesso ao manuscrito é retirado e um aviso de que o manuscrito não foi aceito é mostrado na seção. Os autores ficam livres para submeter o estudo a outro periódico.

Fundada em 1909, a revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz é um dos periódicos mais antigos e acessados da América Latina. Todo o seu conteúdo é disponibilizado online com gratuidade dupla, tanto para acesso quanto para publicação.Conheça os artigos publicados na seção Fast Track.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar