Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Artigo investiga o hábito do fumo entre as mulheres no Paraná


03/09/2012

Compartilhar:

O uso de produtos derivados do tabaco e o perfil demográfico de mulheres fumantes no estado do Paraná é tema de artigo científico, que verificou que 13,4% da população feminina do estado é fumante e que a prevalência do uso do tabaco varia de 10%, na região de Cascavel, a 19%, em Irati.

A pesquisa teve como base 2.153 mulheres com 18 anos de idade ou mais em sete cidades. Na análise, cidade, estado civil e escolaridade foram associados ao uso do tabaco e houve a constatações de que as casadas ou viúvas foram menos propensas a serem fumantes que as solteiras; que mulheres em união estável, por sua vez, foram mais propensas a serem fumantes que as solteiras. Quanto à escolaridade, a pesquisa revelou que mulheres com curso superior foram menos propensas a serem fumantes que as com primeiro grau ou menos.

Estes resultados confirmam a necessidade de programas de controle do tabaco que levem em consideração as questões de gênero e regiões, já que há diferenças em razão desses aspectos. Pesquisas anteriores revelam que a prevalência do uso do tabaco entre as mulheres tem sido relativamente baixa quando comparada com os homens: 13,1% entre elas e 21,6% entre eles. No entanto, na região Sul, o percentual de mulheres fumantes em relação à população feminina total é o mais alto do Brasil: 15,9 %. Além disso, pelo menos em Curitiba, os homens foram mais propensos a deixar de fumar (48,7%), enquanto entre as mulheres a cessação do hábito ocorreu com 42,4% das fumantes.

O trabalho intitulado Prevalência do uso de produtos derivados do tabaco e fatores associados em mulheres no Paraná, Brasil, das pesquisadoras Isabel Scarinci; Lorna Bittencourt; Sharina Person; Regina Cruz; Simone Tetu Moysés, está publicado no Cadernos de Saúde Pública do mês de agosto.

Percentual de mulheres fumantes na região Sul é o mais elevado do Brasil: 15,9%

Voltar ao topoVoltar