Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Artigo analisa indicadores relativos ao tabagismo nas capitais brasileiras


22/05/2013

Compartilhar:

Um artigo publicado na revista Cadernos de Saúde Pública analisou a tendência de indicadores do tabagismo nas capitais brasileiras, segundo dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). O objetivo foi avaliar a efetividade de medidas de proteção ao tabaco adotadas no país, como ações regulatórias, e incentivar a cessação.

Intitulado Tendências temporais no consumo de tabaco nas capitais brasileiras, segundo dados do Vigitel 2006 a 2011, o estudo constatou que o consumo de tabaco é um dos principais fatores de risco das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). E, embora os homens ainda apresentem maiores prevalências de tabagismo, houve redução na frequência de consumo.

A pesquisa ainda mostrou que tal diminuição está relacionada a ações regulatórias, como proibição de propaganda, promoção e patrocínio de cigarros, além da proibição de fumo em ambientes fechados.

Como base de análise, o estudo considerou os dados do Vigitel nos anos de 2006 a 2011, tendo em vista as estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que apontam cerca de seis milhões de mortes anuais decorrentes do uso direto da erva ou pelo fumo passivo.

O artigo conteou com a participação dos pesquisadores: Deborah Carvalho Malta; Betine Pinto Moehlecke Iser; Naiza Nayla Bandeira de Sá; Renata Tiene de Carvalho Yokota; Lenildo de Moura; Rafael Moreira Claro; Micheline Gomes Campos da Luz e Regina Ivata Tomie Bernal.

Leia o artigo na íntegra.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar