Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Aprendizado mecânico prejudica o estudo de anatomia


24/08/2009

Compartilhar:

Aprendizado mecânico prejudica o estudo de anatomia

Tese do médico Marco Aurélio Montes, defendida no programa de ensino de biociências e saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), traça panorama das práticas de ensino sobre anatomia humana nas universidades brasileiras. O pesquisador consultou, ao todo, a opinião 200 estudantes de graduação de cursos da área de saúde de duas universidades do estado do Rio de Janeiro sobre suas experiências com a disciplina. O trabalho de Montes é composto, além de uma extensa introdução sobre a história do ensino da anatomia humana, por cinco artigos. A pesquisa aponta a insatisfação de professores com o desempenho dos alunos e a busca por uma estratégia que pudesse minimizar as deficiências no ensino. Segundo Montes, a taxa de abandono da disciplina e os índices de reprovação são elevados.  

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.


 

 


 

Voltar ao topoVoltar