Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

13/12/2018

Antonio Eugenio de Almeida é empossado diretor do INCQS

Posse de Antonio Eugenio

Por: Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Diante de um auditório lotado, Antonio Eugenio Castro Cardoso de Almeida foi empossado oficialmente como diretor do Instituo Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) em cerimônia realizada no dia 12 de dezembro. A solenidade contou com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e do diretor da Asfoc Sindicato Nacional, Alcimar Pereira Batista. Além dos profissionais do Instituto, representantes das vice-presidências da Fundação, das outras unidades técnico-científicas e de outras instituições estiveram presentes para felicitar o dirigente.

Na abertura da celebração, a atmosfera foi de otimismo e harmonia. “É tempo de renovação das esperanças, de ressignificação da fé, de reciclagem das energias, e de darmos as mãos para caminharmos juntos”, dizia o texto do cerimonial. Primeiro da mesa a falar, o representante dos trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz, Alcimar Pereira Batista, saudou Antonio Eugenio; justificou a ausência do presidente Paulo Garrido e da vice Mychelle Monteiro, que também é servidora do INCQS; reforçou a importância de se fortalecer os espaços democráticos da Fundação, como os processos eleitorais para a Presidência e para a direção das unidades; e convidou a todos para participar da festa do sindicato, em 21 de dezembro.

Já o diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida, agradeceu a confiança que lhe foi atribuída, destacou a condição estratégica do INCQS na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto sistema universal, democrático e com controle social, reforçou o papel do Instituto no controle da qualidade de produtos, serviços e ambientes e afirmou que pretende dirigir com a participação de todos servidores e terceirizados. “A melhoria das condições de saúde e das condições de vida de nossa população necessariamente se insere nas diretrizes programáticas do INCQS. Temos de construir uma atuação decisiva e marcante”, declarou. Ele também apresentou oficialmente a sua equipe de direção.

As falas foram encerradas pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Ela  destacou “o clima de unidade, confiança e esperança importantes ao INCQS” e definiu a posse oficial como sendo o “coroamento de um processo democrático e a superação de um momento difícil que o Instituto passou neste ano”, de acordo com suas palavras. 

Nísia Trindade também desejou que a o INCQS continue realizando seu trabalho estratégico para o país com bases seguras; ressaltou alguns fatos importante relacionados ao instituto e à Fundação, como a participação na recente constituição da Rede de Instituições Públicas de Regulação e Inspeção do Setor da Saúde (RIPRISS), em que o diretor Antonio Eugenio de Almeida representou o Brasil; apontou os desafios institucionais; e reafirmou o compromisso da Presidência da Fiocruz junto ao INCQS.  

A cerimônia de posse foi fechada com um lanche de confraternização, no átrio do Instituto.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar