Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Antirretrovirais produzidos em Farmanguinhos mobilizam visita da Universidade do Texas

Imagem de pessoas em sala de aula em debate

22/05/2014

Fonte: Farmanguinhos/Fiocruz

Compartilhar:

Com o objetivo de conhecer o papel do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) na produção pública de medicamentos, principalmente no que se refere aos antirretrovirais, um grupo acadêmico da Universidade do Texas, liderado pelo professor Joshua W. Busby, visitou o Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) no dia 20/5.

O grupo foi recebido pelo coordenador substituto de Cooperação Internacional do Instituto, Rawlinson Dias Rodrigues (CCI/Diretoria), juntamente com a Saíde Queiroz (Diretoria), Elda Falqueto (VDOP), Beatriz Maria Simões Ramos da Silva (VDOP), a Vice-Diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação (VDEPI), Márcia Coronha, e Carla Silveira (NIT/Diretoria). Jacqueline Cesar Thompson (CCI/Diretoria) também auxiliou na recepção aos estrangeiros.

A interação com as indústrias privadas (PDPs), o conhecimento dos principais tópicos relacionados ao direito de propriedade intelectual, a pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos foram assuntos abordados pelos visitantes, entre outros. No encontro, ficou clara a curiosidade dos norte-americanos em saber como funcionam as Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs). Como é essa relação entre produção local do medicamento, a produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) e como isso impacta nas multinacionais detentoras das patentes dos medicamentos.

Para Rawlinson, encontros como este tem grande expressividade para Farmanguinhos. “Em linhas gerais, o grande interesse do professor Joshua W. Busby e seus alunos era saber como nós contribuíamos para o tratamento dos portadores de Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV – sigla em inglês) e Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (SIDA - sigla em inglês). Questão sobre patentes e a produção pública, também foram abordadas”, disse.

Voltar ao topoVoltar