Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Anatomia, corpo e saúde são temas de exposição no Castelo da Fiocruz


24/06/2013

Fonte: Museu da Vida/ Fiocruz

Compartilhar:

A exposição Corpo, saúde e ciência: o Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) está em cartaz na sala 307 do Castelo Mourisco, com visitação gratuita.

Parte de um importante patrimônio da ciência e da saúde dos brasileiros, quase dizimado durante o período da ditadura militar, está de volta ao alcance de todos. São desenhos anatômicos, fotos, documentos e instrumentos médicos raros usados em exames e tratamentos, além de vacinas antigas, reunidos desde o início do século 20.

Cerca de 100 itens integram o acervo histórico original de algumas das coleções biológicas de maior valor histórico mantidas pelo IOC e pela Fiocruz: a Coleção da Seção de Anatomia Patológica, criada em 1903 pelo próprio sanitarista Oswaldo Cruz, a partir das amostras trazidas da Alemanha pelo pesquisador Rocha Lima; a Coleção de Febre Amarela (1930-1970), que registra a história das epidemias do agravo no país; e a Coleção do Departamento de Patologia do IOC, iniciada em 1984.

A exposição integra as atividades do Museu da Vida da COC/Fiocruz.

Serviço

Corpo, saúde e ciência: o Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz
Data: até 28/9
Horários: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 (com agendamento prévio, pelo telefone 21 2590 6747); aos sábados, das 10h às 16h (visitação livre)
Local: sala 307 do Castelo da Fiocruz
Avenida Brasil 4.365 – Manguinhos, Rio de Janeiro
Saiba mais.

Voltar ao topoVoltar