Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Agentes comunitários são tema do Sala de Convidados nesta terça (25)


24/04/2017

Compartilhar:

Fonte: Canal Saúde/Fiocruz

Os agentes comunitários de saúde e endemias são profissionais fundamentais para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que atuam na ponta do sistema diretamente em contato com as pessoas em suas comunidades. O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) foi implantado oficialmente pelo Ministério da Saúde em 1991 e as atribuições destes profissionais regulamentadas em 2006. Atualmente está em tramitação no Congresso o Projeto de Lei 6.437/2016, que redefine as atribuições dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. 

O PL 6.437/16 está em discussão e, entre outras propostas, passa a exigir desses agentes Ensino Médio completo e 200 horas de curso de aperfeiçoamento a cada 24 meses de atuação. Ao mesmo tempo, a categoria luta para aprovar um piso salarial nacional e adicional de insalubridade. Para se aprofundar nessa discussão, o Sala de Convidados traz como tema nesta terça-feira (24/4) os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. O programa vai ao ar, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.

Os convidados são a pesquisadora e professora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Márcia Valéria Morosini; a coordenadora do Laboratório de Formação em Vigilância em Saúde da Fiocruz, Ieda Barbosa; o técnico em Agente de Saúde e Vice-Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs-RJ), Wagner Souza; e a agente de controle de endemias, Ana Eliza Chaves.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, apresentado por Renato Farias, inédito toda terça-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 81 22, pela fan page do Canal Saúde, pelo e-mail canal@fiocruz.br e pelo chat (apenas durante o programa) no site da TV. 

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690). Internet: clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar