Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Agenda Jovem Fiocruz organiza programação comemorativa ao mês da juventude

11/08/2021

Agenda Jovem Fiocruz

Compartilhar:

 

Agenda Jovem Fiocruz organiza programação comemorativa ao mês da juventude

A Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999 estabeleceu a data de 12 de agosto como o Dia Internacional da Juventude. Durante todo o mês, várias ações ocorrem por instituições governamentais e da sociedade civil nacionais e internacionais para celebrar a data. Na Fiocruz, desde 2016, a Agenda Jovem organiza alguma atividade como parte dessa programação. Esse ano, será no dia 25 de agosto. 

Na parte da manhã, será lançado o número temático da Revista Ciência & Saúde Coletiva: Condição Juvenil na América Latina - Demandas e enfrentamentos às iniquidades em saúde. Com artigos de diferentes áreas do conhecimento do campo da saúde, a revista teve como editores convidados o GT pesquisa da Agenda Jovem no qual participam pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Departamento Latino Americano de Violência e Saúde (CLAVES/ENSP) e Instituto Oswaldo Cruz (IOC). No lançamento, estarão presentes a Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima ( à confirmar); Cecilia Minayo, editora da Revista Ciência & Saúde Coletiva, e os debatedores: José Roberto Luna, psicólogo, do escritório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA/ NY) e Pablo Vommaro, sociólogo, do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO). 

À noite, terá o lançamento de outra revista contendo os resultados das pesquisas realizadas por 10 jovens entre 18 e 29 anos, com inserção em universidades e atuação em organizações, grupos e coletivos de favelas e periferias cariocas. Jovens Investigadores em Juventude e Saúde, trata-se do Projeto Jovens Investigadores em Juventude e Saúde, apoiado pelo Edital INOVA da Fiocruz. A partir do amplo leque de temas propostos pelos jovens em sintonia com suas trajetórias, reflexões e práticas, os participantes contaram com mentoria de pesquisadores das Unidades Técnico Científicas da Fiocruz no desenvolvimento de seus trabalhos. 

Os encontros serão virtuais pelo canal da Agenda Jovem Fiocruz no youtube e também terão apresentações culturais. 

 

Serviço: 
Evento: Agenda Jovem Fiocruz celebra o mês da Juventude
Quando: 25 de agosto
Horário: manhã - 9h30  | noite - 19h. 
Onde:  youtube da Agenda Jovem Fiocruz

Haverá tradução de libras em todo momento dos encontros

Voltar ao topoVoltar