Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Agenda Fiocruz - 21 de outubro a 25 de outubro

Foto de uma agenda aberta com caneta e post it

10/01/2018

Compartilhar:

SEGUNDA-FEIRA: 21/10

Fiocruz Minas promove Seminário Desastres Ambientais e Violências
Horário: 8h30
Local: auditório da Fiocruz Minas
Confira a programação

Fiocruz participa da 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Horário: 9h
Local: campus Manguinhos
As atividades seguem até o dia 26/10. Confira a programação

Bio-Manguinhos promove 20ª Reunião Geral Anual da Rede de Produtores de Vacinas dos Países em Desenvolvimento
Horário: 9h
Local: Sheraton / RJ

Defesa de dissertação de mestrado em Biologia Celular e Molecular no IOC: Influência dos receptores dopaminérgicos e da proteína c-Fos no comportamento dos camundongos altamente agressivos Swiss Webster. Por Renata Machado Felippe. Orientadora: Tânia Cremonini de Araújo-Jorge
Horário: 9h
Local: Auditório Maria Deane / Pavilhão Leônidas Deane / IOC

Defesa de especialização em Ensino em Biociências e Saúde no IOC: O conteúdo de botânica dos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2017. Por Ana Caroline Moreira Ribeiro. Orientador: André Micaldas Corrêa
Horário: 14h
Local: sala 8 Módulo de Expansão do Ensino / Pavilhão Arthur Neiva / IOC

TERÇA-FEIRA: 22/10

Defesa de tese de doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa na Fiocruz Bahia: Resposta induzida pelo Mycobacterium tuberculosis com interrupção no Operon MCE1 e os lipídios da parede celular: uma análise para identificação de biomarcadores. Por Jessica Dias Petrilli. Orientador: Sérgio Marcos Arruda
Horário: 9h
Local: Auditório Aluízio Prata / Fiocruz Bahia

IFF promove Seminário Transferência de Cuidado de um Ambulatório de Referência para a Atenção Básica
Horário: 9h
Local: Centro de Estudos Olinto de oliveira / Anfiteatro A

Seminário Discente da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde no IOC:
- Jovens e informações sobre ciência: entre o desafio da credibilidade da fonte e a oportunidade do alcance da divulgação científica. Aluno: Luís Henrique de Amorim. Orientadora: Luisa Medeiros Massarani.
- Promoção da Saúde Única: levantamento de fatores ambientais que intervêm no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública do distrito de Xerém, município de Duque de Caxias, RJ. Aluna: Greisielli Duarte Pereira. Orientadora: Clélia Christina Mello Silva Almeida da Costa.
- O papel da educação ambiental crítica no ensino das mudanças climáticas: a questão das enchentes no bairro Jardim Botânico, cidade do Rio de Janeiro. Aluno: Fabio Heleno Ribeiro Costa. Orientadora: Clélia Christina M. S. A. da Costa.
- Percepções de estudantes da 1° série do ensino médio da educação básica sobre o cientista e a metodologia de projetos. Aluna: Amanda Castelão Sousa. Orientadora: Valéria da Silva Trajano.
- Educação científica e a busca do conhecimento: um estudo do papel da cultura étnica na formação de perfis acadêmicos. Aluna: Barbara de Almeida Silva. Orientadoras: Lucia de La Rocque Rodriguez e Danielle Grynszpan.  
Horário: 9h
Local: Auditório Maria Deane / Pavilhão Leônidas Deane / IOC

QUARTA-FEIRA: 23/10

Ensp promove Seminário Internacional sobre Atenção Primária à Saúde - do global ao local
Local: auditório da Ensp
O evento segue até o dia 25/10. Saiba mais aqui.

Icict promove lançamento Porto Livre e Seminário GT Preservo: Preservação digital e acesso aberto - possibilidades e desafios.
Horário: 9h
Local: Auditório do INCQS

Seminário Discente da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde no IOC:
- Desenvolvimento e avaliação de ambientes online para construção colaborativa de proposta de ensino/aprendizagem por professores de Biologia e Ciências. Aluna: Regiane Trigueiro Vicente. Orientadores: Daniel Fábio Salvador e da Carolina Nascimento Spiegel.
- A importância da mulher no movimento operário de Volta Redonda. Aluno: Roberto Carlos da Silva. Orientador: Marcio Luiz Braga Corrêa de Mello.
- A importância da música na Promoção da Saúde: um diálogo entre a educação dialógica, o método da ABR e a proposta de Oficinas Dialógicas de Linguagem Musical (ODLM). Aluno: Victor Ramos Strattner. Orientador: Marcio Luiz Braga Corrêa de Mello.
Horário: 10h
Local: Auditório Maria Deane / Pavilhão Leônidas Deane / IOC

Defesa de especialização em Ciência, Arte e Cultura na Saúde no IOC: Padrão científico e artístico da geografia da paisagem do corpo - janelas de reconhecimento. Autora: Luciana Teixeira de Farias. Orientadoras: Dalila dos S. C. Pinto e Anunciata Sawada
Horário: 10h
Local: sala 4 do Módulo de Expansão do Ensino / IOC

Seminários Discentes da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular no IOC:
- Terapia combinada com benznidazol e amiodarona na cardiopatia chagásica crônica experimental em modelo murinho. Aluna: Juliana Magalhães Chaves Barbosa. Orientadoras: Kelly Salomão e Anissa Daliry.
- Avaliação do efeito do exercício físico no metabolismo mitocondrial e oxidativo em camundongos infectados com o Trypanosoma cruzi. Aluna: Yasmin Pedra Rezende da Silva. Orientadora: Rubem Figueiredo Sadok Menna Barreto e Joseli Lannes Vieira.
Horário: 13h30
Local: sala 5 do Módulo de Expansão do Ensino

QUINTA-FEIRA: 24/10

Sessão extraordinária do Centro de Estudos do IOC: My life as leishmania on social media - the art of public engagement. Palestrante: Rod Dillon, Universidade de Lancaster (Reino Unido).
Horário: 10h
Local: Auditório Emmanuel Dias / Pavilhão Arthur Neiva / IOC

Seminário Discente da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde no IOC:
- Equilíbrio ou centro de gravidade? Uma proposta para alunos com deficiência visual. Aluna: Sofia Castro Hallais. Orientadora: Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima. 
- Análise de textos e imagens sobre febre amarela nos livros didáticos de biologia do ensino médio aprovados pelo programa nacional do livro didático/2018. Aluna: Renata Felix de Oliveira Ferreira. Orientadoras: Valéria Trajano e Anna Cristina Carvalho.
Horário: 10h
Local: Auditório Maria Deane / Pavilhão Leônidas Deane / IOC

Sessão clínica do INI: Implementação da Profilaxia Pré-exposição ao HIV no Brasil, México e Peru: o Projeto ImPrEP. Por Valdiléa G. Veloso, diretora do INI/Fiocruz
Horário: 11h30
Local: Auditório do Pavilhão de Ensino do INI

VI Mostra VideoSaúde - Cerimônia de Encerramento e Premiação.
Horário: 14h
Local: Auditório do Museu da Vida

Seminário Implicações entre o indivíduo e o coletivo na atualidade. O evento é o terceiro e último de um ciclo promovido pelo Núcleo de Educação da Cooperação Social da Presidência.
Horário: 18h
Local: sala 114 da EPSJV

SEXTA-FEIRA: 25/10

Proqualis promove Seminário do Centro de Estudos do Icict: Internet, Saúde e Segurança do Paciente.
Horário: 9h
Local: Sala Multimídia do Icict / Pavilhão Haity Moussatché / Biblioteca de Manguinhos

Centro de Estudos do IOC: Resgate da inteligência emocional para o contexto atual. Palestrante: Leonardo Boff, teólogo e escritor.
Horário: 10h
Local: Auditório Emmanuel Dias / Pavilhão Arthur Neiva / IOC

Seminário Discente da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde no IOC:
- Produção de conhecimentos em Promoção da Saúde: reflexões dos líderes comunitários participantes dos cursos internacionais “envolvimento da ciência com a sociedade” 2018/2019. Aluna: Valéria de Santana Carneiro. Orientadora: Claudia Teresa Vieira de Souza. 
- Práticas integrativas e complementares na formação dos acadêmicos de enfermagem. Aluna: Cássia de Castro Batista. Orientadoras: Claudia T. V. de Souza e Tereza C. de A. Camargo.
- O que pensam os alunos de Nutrição sobre segurança alimentar? Elaboração de uma atividade de ensino sobre produção de alimentos seguros. Aluna: Sandra de Lima Soares Berto. Orientadora: Maria de Fátima Alves de Oliveira.
- A bidocência no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Aluna: Marilia Duarte Lopes Talina. Orientadora: Helena Amaral da Fontoura. 
Horário: 10h
Local: Auditório Maria Deane / Pavilhão Leônidas Deane / IOC

Defesa de especialização em Ensino em Biociências e Saúde no IOC: Ensino de botânica na Fiocruz - Proposta de guia de visitação e uso dos jardins como estratégia didática e investigativa para o ensino de biologia. Por Izabela Gomes Schelb. Orientador: André Micaldas Corrêa
Horário: 10hLocal: sala 5 do Módulo de Expansão do Ensino / IOC

Voltar ao topoVoltar