Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Agenda Fiocruz - 2 a 5 de novembro

Foto de uma agenda aberta com caneta e post it

10/01/2018

Compartilhar:

SEGUNDA-FEIRA: 2/12
 
Colegiado de Doutores do IOC: continuação da plenária final
Horário: 8h30
Local: Auditório Emmanuel Dias – Pav. Arthur Neiva
 
Reunião da Agenda de Saúde e Agroecologia - o encontro promovido pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) é voltado a todos os grupos, projetos e/ou iniciativas desenvolvidas na Fiocruz com atuação no campo da agroecologia. O evento segue no dia 3/12. Clique aqui para conferir a programação completa.
Horário: 8h30
Local: Sede da Terrapia

Defesa de tese de doutorado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas: Análise espaço-temporal dos casos de esporotricose humana e felina no município de Duque de Caxias, RJ e sua relação com aspectos socioambientais no período entre 2007 e 2016. Por Claudia Lima Campos Alzuguir. Orientadores: Maria Inês Fernandes Pimentel e Sandro Antonio Pereira.
Horário: 13 horas
Local: Sala 401 do Prédio da Expansão
 
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebe o 3º Colóquio Latino-Americano de Formação em Saúde Pública, com o tema Compromisso com a Educação e Saúde dos povos latino-americanos, o evento segue até 4/12.
Horário: 13h30
Local: Auditório térreo da Ensp
 
Seminários Discentes da Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular - Análise de possíveis cofatores envolvidos na exacerbação da síndrome congênita do zika. Aluno: Tiago Araujo Gomes. Orientador: Flavio Alves Lara.
Horário: 13h30
Local: Sala 1 do Módulo de Expansão do Ensino – Pav. Arthur Neiva
 
TERÇA-FEIRA: 3/12
 
1º Simpósio de Promoção à Saúde: Chega de Chagas! Iniciativa reúne mostra de artesanatos e atividades lúdicas realizadas pelo Projeto Ciência na Estrada: educação e cidadania.
Horário: 9h
Local: Auditório Emmanuel Dias – Pav. Arthur Neiva
 
Encontro Nacional Sobre Deficiência: Há cidadania sem acessibilidade, até 4/12. Mais informações no site da Fiocruz Brasília
Horário: 9h
Local: Fiocruz Brasília
 
Piquenique de fim de ano do Diálogos com a Enfermagem: Vivenciando a Maternidade no Trabalho. Inscrições: https://is.gd/dialogoenfermagem.
Horário: 9h
Local: Em frente à biblioteca, próximo à célula do Parque da Ciência
 
Seminário Internacional do Programa Institucional de Internacionalização da Fiocruz (PrInt Fiocruz-Capes), até 4/12. Para conferir a programação e obter mais informações, acesse o Campus Virtual Fiocruz 
Horário: 9h
Local: 4º andar do CDHS
 
Roda de conversa - O aleitamento materno e a prevenção da transmissão do HIV da mãe para o bebê: uma forma de cuidado. Atividade promovida pela equipe do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde do INI.
Horário: 13h30
Local: Auditório do Pavilhão de Ensino do INI
 
Palestra Direito dos pacientes: a construção da dignidade e do empoderamento dos usuários. Mais informações aqui.
Horário: 18h30
Local: Fiocruz Brasília
 
QUARTA-FEIRA: 4/12
 
Minicurso Memória e Afeto nas Mídias Sociais, atividade do 2º Fórum Fiocruz de Memória (2° FOFIM), inscrições neste link
Horário: 9h
Local: Salas 305 e 306 do CDHS
 
Minicurso Patrimônio Cultural das Ciências da Saúde: Noções para sua Preservação In Situ, atividade do 2º Fórum Fiocruz de Memória (2° FOFIM), inscrições neste link
Horário: 14h
Local: Salas 305 e 306 do CDHS
 
Homenagem aos servidores do IOC aposentados em 2019
Horário: 14h
Local: Auditório Emmanuel Dias – Pav. Arthur Neiva
 
QUINTA-FEIRA: 5/12
 
Sessão extraordinária do Centro de Estudos - Imunosenescência e seu impacto na patogênese da leishmaniose cutânea humana. Palestrante: Daniel Gomes – professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Moderador: Herbert Leonel de Matos Guedes – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas do IOC.
Horário: 10h
Local: Sala A9 do Pavilhão Leônidas Deane
 
Sessão clínica do INI com o tema Adesão ao tratamento do portador de HIV/Aids. Apresentador: Iggor Antônio Cavaliére Cordeiro (INI) e moderadoras: Eunes de Castro Milhomem e Tereza Cristina Coury Amin (INI).
Horário: 11h30
Local: Auditório do Pavilhão de Ensino do INI

2º Fórum Fiocruz de Memória. Fiocruz 120 anos: ciência, memória e sociedade é o tema do evento promovido pela COC. Além de promover debates sobre a trajetória da instituição, o fórum homenageará o médico e sanitarista David Capistrano da Costa Filho (1948-2000). A programação segue até o dia 06 de dezembro.
Horário: 9h
Local: Salão de Conferências Luiz Fernando Ferreira do CDHS
 
Palestra O papel do Ministério Público na defesa do direito à saúde. Mais informações 
Horário: 18h30
Local: Fiocruz Brasília
 
1º Seminário de Residências em Saúde da Fiocruz: Desafios Atuais e Perspectivas
da Formação para o Sus, até 6/12.
Horário: 14h
Local: Auditório Térreo da Ensp
 
SEXTA-FEIRA: 06/12
Defesa de dissertação de mestrado em Patologia Humana-UFBA /FIOCRUZ - Desenvolvimento de modelo experimental de alergia à camarão. Autoria: Ivanéia Valeriano Nunes. Orientação: Cláudia  Ida Brodskyn
Horário: 8h30
Local: Sala de Videoconferência – Fiocruz Bahia
 
Sessão especial do Centro de Estudos - Dia Internacional do Combate à Aids, Diversidade do HIV e seu impacto na construção de vacinas. Palestrante: Monick Lindenmeyer Guimarães – pesquisadora do Laboratório de Aids e Imunologia Molecular do IOC. O estigma da Aids: história, atores e lutas. Palestrante: Simone Monteiro – pesquisadora do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do IOC. Moderadora: Mariza Gonçalves Morgado – pesquisadora do Laboratório de Aids e Imunologia Molecular do IOC.
Horário: 10h
Local: Auditório Emmanuel Dias – Pav. Arthur Neiva
 
Defesa de dissertação do Programa de Pós-graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde - Conservação do patrimônio universitário edificado: ensino e prática na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Por Camila Saturnino Braga Ennes. Orientadora: Inês El-Jaick Andrade (COC/Fiocruz).
Horário: 14h
Local: Sala 308 do CDHS

Voltar ao topoVoltar