16/12/2020
Por: Daniela Rangel (Agência Fiocruz de Notícias)
De acordo com um estudo realizado pelo projeto Science Pulse e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), a Agência Fiocruz de Notícias (AFN) é uma das principais vozes da ciência no Twitter em 2020. A AFN ficou como terceira colocada no critério popularidade, que mostra o alcance de um perfil na rede. Ainda nesta categoria estavam o pesquisador britânico Richard Dawkins, primeiro na lista com quase 3 milhões de seguidores, seguido pelo biólogo Átila Iamarino.
Hoje, a conta no Twitter da AFN tem cerca de 250 mil seguidores. Neste período de pandemia, os tweets da Agência trazem as últimas informações sobre as ações da Fiocruz na área. No site da Agência foi criado um destaque para tratar somente da Covid-19 e, mais recentemente, um especial sobre vacinas, para reforçar a divulgação dos assuntos relacionados à doença.
O levantamento que colocou a conta da Agência Fiocruz de Notícias como uma das mais populares na área científica analisou a rede de interações no Twitter entre cientistas, instituições e comunicadores de ciência, com base na popularidade, articulação e autoridade. Para a análise, foi utilizada a base de dados do Science Pulse, uma ferramenta de monitoramento de redes sociais focada na comunidade científica. Foram analisadas 213.469 publicações sobre a Covid-19 de 1,2 mil contas do Twitter, entre os meses de junho e outubro de 2020.
Para a coordenadora de Comunicação Social (CCS/Presidência) da Fiocruz, Elisa Andries, o uso das mídias sociais durante a pandemia foi estratégico para o trabalho da área de comunicação na Fundação: “Tivemos um crescimento muito grande das nossas redes sociais este ano, isso nos mostra que a maioria das pessoas busca informações de qualidade e confiáveis quando querem se informar sobre a Covid-19”.
O relatório pode ser acesado no site IBPAD.
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