Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Aedes aegypti: série de vídeos alerta para a importância da prevenção


26/01/2024

Fabrício Barbosa e Leonardo Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Fiocruz lançou, na última segunda-feira (22), uma série de vídeos sobre a prevenção ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. As produções estão disponíveis nas redes sociais da Fundação e no canal da instituição no YouTube, com tradução para a Língua brasileira de sinais (Libras) e áudio e legenda em português. 

A série aborda temas importantes, como os locais utilizados e ações para eliminar possíveis criadouros do mosquito e a importância da manutenção das ações de controle e prevenção ao Aedes. Os vídeos mostram que com apenas 10 minutos por semana, é possível encontrar e eliminar criadouros, evitando a proliferação do mosquito. 

Aumento no número de casos  

Apesar de circular durante todo o ano, o verão é o período em que o mosquito se prolifera mais facilmente, devido às altas temperaturas e grande quantidade de chuvas. O Ministério da Saúde (MS) prevê cinco milhões de casos de dengue em 2024.  

De acordo com o terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice Amostral (LIA), 74,8% dos criadouros do mosquito estão em casas e apartamento, como em vasos e pratos de plantas e garrafas retornáveis, o que reforça a importância da conscientização e participação da população. 

Saiba mais sobre o Aedes no site do Ministério da Saúde

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar