Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Acordo prevê ampliação do acesso da população aos serviços públicos de saúde


01/04/2019

Gustavo Mendelsohn de Carvalho (CCS) / Foto: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS)

Compartilhar:

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) formalizou, no final de fevereiro, um Acordo de Cooperação com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), para a “promoção e difusão de ações que visem à proteção dos trabalhadores, estudantes e usuários da Fiocruz, tendo em vista a ampliação do acesso da população aos serviços públicos essenciais de saúde”. A iniciativa foi acolhida pela Presidência da Fiocruz, que, em reunião com representantes do CIVC e de unidades e instâncias diretamente envolvidas na questão da violência, propôs um acordo mais abrangente, cujas bases serão desenvolvidas nos próximos meses. 

O Acordo prevê o desenvolvimento de atividades de pesquisa em áreas de interesse comum às duas instituições, além da revisão de materiais e compartilhamento de expertise técnica em processos pedagógicos. O CICV propõe-se a apoiar a Fiocruz na realização de uma avaliação prévia de vulnerabilidades nos campi da instituição, além de adaptar para essa realidade processo utilizados em diversos países, como o Acesso Mais Seguro (AMS). Essa metodologia envolve a sensibilização de gestores “para a situação de segurança dos profissionais e pessoas que convivem com contextos violentos e inseguros no seu cotidiano”.  

O AMS está sendo implementado em diferentes cidades brasileiras com alta vulnerabilidade à violência armada, tendo como principais áreas de atuação saúde, educação e assistência social. Os resultados esperados são: manutenção da oferta de serviços à população; gestão integrada entre os órgãos públicos e estratégias comuns de prevenção de incidentes de segurança; gestão do estresse dos profissionais nas áreas mais vulneráveis; e diminuição do tempo de resposta às situações de violência. 

Sobre o CICV
Fundado em 1863, o CICV trabalha no mundo todo para levar assistência humanitária às pessoas afetadas por conflitos e pela violência armada e para promover as leis que protegem as vítimas da guerra. É uma organização independente e neutra e o seu mandado se origina essencialmente das Convenções de Genebra, de 1949. Com sede em Genebra, Suíça, a organização tem cerca de 16 mil colaboradores em 80 países e é financiada principalmente por doações voluntárias dos governos e das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
 

Voltar ao topoVoltar