19/01/2012
Acordo garante a produção de vacina heptavalente
A Fiocruz assinou nesta quarta-feira (18/1), em Brasília, um importante acordo de cooperação técnico-científica que representa um grande avanço no campo da biotecnologia. Com coordenação do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos) da Fundação, o acordo permite o desenvolvimento da vacina heptavalente, imunizante que protegerá contra difteria, tétano, coqueluche (DTP), Haemophilus influenzae b (Hib), poliomielite, hepatite B e meningite C.
Além de Biomanguinhos, participam do projeto outros dois laboratórios nacionais: Instituto Butantan e Fundação Ezequiel Dias. As vacinas combinadas têm diversos benefícios, entre eles o de reunir, em apenas uma injeção, vários componentes imunobiológicos.
No encontro para a assinatura do acordo, houve ainda o lançamento das vacinas pentavalente e poliomielite inativada (injetável) no calendário infantil de vacinação. A entrada no calendário de imunização da vacina injetável contra paralisia infantil não vai implicar a retirada da dose em gotinhas da lista, já que a dose em agulha não substitui a vacina em gotas.
Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.