Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Acesso aberto ao conhecimento é tema da reportagem de capa da revista Inova Icict


18/11/2014

Compartilhar:

A edição 2014.2 da revista Inova Icict está disponível na web, e traz a Política de Acesso Aberto da Fiocruz como reportagem de capa. No editorial, o diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz) Umberto Trigueiros ressalta a importância da realização do VII Congresso Interno da Fiocruz, em agosto, que discutiu o planejamento estratégico da instituição para os próximos anos. O evento reuniu centenas de trabalhadores e gerou importantes posições com relação à comunicação, à informação e o acesso aberto ao conhecimento científico, tema principal desta edição.

Em entrevista, uma das coordenadoras do Repositório Institucional da Fiocruz – Arca, Ana Maranhão, fala da experiência da implantação e do desenvolvimento do Repositório e de sua visão da política de acesso aberto, vista pela Fundação como instrumento de justiça social, de garantia do direito à informação e plataforma de preservação dos dados da produção científica da instituição.

A publicação traz ainda uma reportagem sobre a universalização de uso da internet em banda larga, questão urgente do ponto de vista dos determinantes sociais de inclusão da população em direitos fundamentais, que devem ser garantidos pelo Estado democrático. “O direito de acesso pleno à informação e comunicação digital de bom desempenho deve ser visto hoje como um serviço essencial, da mesma forma que a telefonia, a luz, o saneamento básico. Pois só com a garantia desse direito serão assegurados o acesso efetivo aos serviços públicos, à educação e à saúde. Trata-se de disponibilizar internet de banda larga superando as barreiras e disparidades absurdas entre regiões, entre cidades grandes e pequenos municípios, entre classes sociais e faixas de renda”, declara Umberto.

Também está presente na publicação uma reportagem sobre os inquéritos de saúde e a participação do Icict em investigações como a Pesquisa Nacional de Saúde, em parceria com o IBGE, e no levantamento do perfil dos usuários de crack no Brasil. Saber como anda o processo de constituição dos canais da cidadania, canais públicos que integram o Sistema Brasileiro de Televisão Digital, foi assunto de outra matéria. Os canais são previstos no Decreto nº 5.820 de 2006, que criou a TV Digital no país. Por fim, a revista também procura retratar, através de uma reportagem sobre os estudos acadêmicos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), como se dá a participação social e o processo de constituição de redes na área da saúde e de C&T.

Conheça a edição completa aqui.

Voltar ao topoVoltar