Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Acervo de filmes sobre a Amazônia chegará ao Brasil


25/10/2007

Compartilhar:

Maior acervo de filmes sobre a Amazônia chegará ao Brasil

Cerca de 16 toneladas de latas de filmes 16 mm, fitas de áudio, documentos, diários de campo e fitas de vídeo mini DV, que retratam a história da Amazônia brasileira, chegarão ao país no início de 2008. O maior acervo de filmes sobre a região é resultado de 50 anos de produções dirigidas pelo cineasta britânico Adrian Cowell para a Televisão Central de Londres e para a rede de televisão inglesa BBC.  

Agora, o projeto Histórias da Amazônia - 50 Anos de Memória Audiovisual, patrocinado pela Petrobras, que prevê convênio entre a Casa de Oswaldo Cruz (COC) da Fiocruz e a Universidade Católica de Goiás (UCG), vai possibilitar a catalogação e o transporte ao Brasil dos filmes de Cowell, cuja autoria divide com o cinegrafista Vicente Rios.

O material inédito, grande parte não editado, revela as grandes questões da história da região, como a implantação do Parque Indígena do Xingu; o primeiro contato de Cowell com as tribos indígenas Panará e UruEu Wau Wau; o projeto Polonoroeste; a hidrelétrica de Tucuru, entre outros temas.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar