Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Academia Nacional de Medicina promove simpósio em homenagem à Fiocruz


17/06/2020

Fonte: CCS/Fiocruz

Compartilhar:

A Academia Nacional de Medicina promove nesta quinta-feira (18/6), das 14h às 20h, o Simpósio ANM em homenagem aos 120 anos da Fiocruz. O presidente da Academia, Rubens Belfort Jr, e o coordenador do simpósio e de Relações Internacionais da Fundação, Paulo Buss, abrem o evento. O primeiro bloco terá a participação da presidente Nísia Trindade Lima, que dividirá com Paulo Buss o tema O que é a Fiocruz – uma breve introdução. A conferência com a presidente, Fiocruz: presente, passado e futuro, está marcada para as 18h30.

No primeiro bloco do evento participam o diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), José Paulo Leite, que trata do tema Fiocruz: situação atual e futuros desafios e perspectivas  - pesquisa biomédica (14h30); o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Hermano Castro, com uma fala sobre Pesquisa e ensino em saúde pública na Fiocruz (14h40), seguido de Valdiléa Veloso, diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), às 14h50, que tratará da Pesquisa Clínica na Fiocruz.

Apresentam-se depois Maurício Zuma, diretor de Bio-Manguinhos, que falará sobre Produção de insumos para a saúde na Fiocruz (15h), e Zélia Profeta, diretora do Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas), que fará uma apresentação sobre Os Desafios para a Fiocruz num país de dimensões continentais (15h10). O segundo bloco começa às 15h20 com o título Apreciação dos acadêmicos da Fiocruz, para o qual estão convidados os acadêmicos Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, José Gomes Temporão, Léa Rodrigues Coura, José Rodrigues Coura e Paulo Buss.

O simpósio continua com depoimentos de convidados no terceiro bloco, Como vejo a Fiocruz, de 16h10 às 17h40. Depois do intervalo, às 18h, será iniciada a Sessão Ordinária da Academia Nacional de Medicina XV, ano acadêmico 191. O quarto e último bloco terá a conferência da presidente Nísia Trindade Lima, com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

O evento será transmitido na página da ANM no Facebook e na Plaforma Zoom

Veja a programação! 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar