Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Abertura do ano acadêmico lota o Museu da Vida


07/04/2009

Compartilhar:

Abertura do ano acadêmico lota o Museu da Vida

Cerca de 200 estudantes lotaram o auditório do Museu da Vida para receber as boas-vindas do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, durante aula inaugural do ano acadêmico de 2009 nesta segunda-feira (6). A mesa de abertura contou também com o palestrante Sergio Pena, professor e médico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Maria do Carmo Leal. Na ocasião, os alunos receberam o Guia do Estudante, publicação que traz informações importantes para a vida acadêmica na Fundação, e o Catálogo de Cursos, com detalhes dos 200 cursos e 500 disciplinas oferecidas pela Fiocruz.

Na conferência Charles Darwin e a seleção natural, que abriu o ano letivo, Pena escolheu um  poutporri do cientista inglês, cujos 200 anos de nascimento foram comemorados em fevereiro deste ano.  O professor da UFMG lembrou, inclusive, a ligação de Darwin com a Fiocruz, já que o cientista inglês teria sido vítima de uma enfermidade descoberta pelo Carlos brasileiro: a doença de Chagas.

"Em 1831, Darwin deu a volta ao mundo e, na Argentina, relatou ter sido atacado por um inseto, possivelmente um barbeiro. Anos depois, Darwin morreria de insuficiência cardíaca. Em outubro de 1959, um artigo científico publicado na revista Nature relatava que o cientista inglês tinha sido vítima da doença de Chagas", lembrou Pena, que usou outras referências na sua palestra para homenagear Darwin, citando o personagem Neo do filme Matrix, o psicanalista austríaco Sigmund Freud e o sociólogo brasileiro Gilberto Freyre.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Veja o Guia do Estudante.

Voltar ao topoVoltar