Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Abertas inscrições para o Curso de Tópicos Avançados em Hematologia e Genética


02/10/2014

Fonte: Fiocruz Bahia

Compartilhar:

Estão abertas, até o dia 10 de outubro, as inscrições para o I Curso de Tópicos Avançados em Hematologia e Genética. O evento, realizado pela Fiocruz Bahia, através do Laboratório de Hematologia, Genética e Biologia Computacional (LHGB), acontece nos dias 16 e 17 de outubro, nas dependências da instituição. O tema central desta edição é Mielodisplasia no adulto e na criança.

O Curso tem como público alvo profissionais que atuam na área e que tenham interesse no estabelecimento de parcerias institucionais para a elaboração de protocolos de pesquisa. Ao todo, são oferecidas 80 vagas, 50 para profissionais e 30 para estudantes de graduação com interesse na área.

A Mielodisplasia é caracterizada por alterações no processo de evolução das células e corpúsculos sanguíneos (leucócitos, eritrócitos e plaquetas), causada pela deficiência na produção e amadurecimento celular e persistência de populações celulares imaturas, que são destruídas precocemente. As células apresentam anormalidades morfológicas, com alterações de tamanho, forma e organização.

O diagnóstico da Mielodisplasias requer identificação de alterações na medula óssea, que devem ser identificadas por profissionais da área de Hematologia. Além disso, a realização de estudos na área poderão contribuir para o diagnóstico precoce e um monitoramento terapêutico mais adequado destes indivíduos

Segundo o Ministério da Saúde, tanto em pacientes pediátricos como em adultos, a síndrome está correlacionada com citopenias importantes, como a baixa na contagem de leucócitos, plaquetas e anemia. A síndrome, na maior parte das vezes, não é possível ser identificada através de sintomas antecedentes externos, além de ser predominante em pacientes que foram expostos à quimio ou radioterapia e trabalhadores expostos a hidrocarbonos.

A Comissão Científica do Curso é formada por Ângela Pontes (UFBA), Edvan Crusoé (Hospital Roberto Santos/UFBA), Elisangela Adorno (UFBA), Isa Lyra (UFBA/UNIFACS), Luiz Alcântara (Fiocruz Bahia), Marco Salvino (HUPES/UFBA) e Magda Carvalho (UFBA). O evento é uma realização também da Faculdade de Farmácia da UFBA e tem o apoio do Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Acesse o site do curso para ver a programação completa e realizar sua inscrição.

Voltar ao topoVoltar