Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Aberta consulta interna para a Política de Equidade Étnico-Racial e de Gênero


09/08/2022

David Barbosa (CCS)

Compartilhar:

A coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Andrea da Luz, e a jornalista do Icict Marina Maria, integrantes da coordenação colegiada Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, apresentaram um panorama sobre a trajetória do Comitê na manhã do segundo dia de reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz, realizada em 1º e 2/9. Elas anunciaram o lançamento da Política de Equidade Étnico-Racial e de Gênero da Fiocruz, prevista para o segundo semestre de 2022.

A partir de agosto, terá início uma consulta interna, disponível na Intranet Fiocruz, para que a comunidade de trabalhadoras e trabalhadores da Fiocruz possa contribuir. O documento da Política vem sendo construído por um grupo de trabalho desde abril do ano passado, em interlocução com especialistas e ativistas. A previsão é que o texto final seja apreciado pelo Conselho Deliberativo em outubro e divulgado em novembro, mês da Consciência Negra.

Criado em 2009, o Pró-Equidade de Gênero e Raça tem atuado na disseminação da cultura da diversidade na instituição por meio de eventos, atividades de formação, campanhas e elaboração de teses nos Congressos Internos. Entre os marcos da atuação do grupo estão a realização do primeiro concurso com ações afirmativas para pessoas negras na Fundação, em 2016, e a reestruturação do comitê, que neste ano passou a ter representantes de todas as unidades e escritórios.

“Cotidianamente, o Comitê recebe denúncias de discriminações e violências. Enquanto corpos estiverem ocupando a Fiocruz sem o direito de serem potentes em sua diversidade, precisamos rever o que acontece na nossa instituição. Como instituição de defesa do Sistema Único de Saúde que somos, precisamos nos comprometer diariamente com esse enfrentamento”, lembrou Marina.

*Fotos: Peter Ilicciev (CCS)

Voltar ao topoVoltar