Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

5a oficina de trabalho da Plataforma Zika: avanços da Ciência Aberta

A coordenadora do GTCA apresentou atividades e resultados obtidos pelo eixo 5 (Ciência Aberta) da plataforma

27/08/2018

Por: Comunicação GTCA/Fiocruz

Compartilhar:

O Grupo de Trabalho em Ciência Aberta (GTCA) participou da 5a oficina de trabalho da Plataforma Zika, realizada no Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidacs) no dia 14 de agosto.

A coordenadora do GTCA, Paula Xavier, apresentou as atividades e os resultados obtidos pelo eixo 5 (Ciência Aberta) da plataforma, destacando-se: a realização de pesquisas aplicadas que resultaram em publicações como o Livro Verde, o Sumário executivo do Livro Verde, o relatório "Marcos legais nacionais em face da abertura de dados para pesquisa em saúde: dados pessoais, sensíveis ou sigilosos e propriedade intelectual", editorial publicado na revista "Trabalho, Educação e Saúde" e o texto “A Fiocruz frente ao desafio da Ciência Aberta em prol do Desenvolvimento e da Saúde Pública”, escrito pela coordenadora do GTCA e publicado pela Scielo, em maio deste ano. 

Entre as atividades em curso se destacam: a articulação entre o GTCA e a equipe do Cidacs para debater o Termo de Referência; a organização de oficinas de capacitação em marcos legais, plano de gestão de dados, finalização de curso à distância sobre Ciência Aberta com lançamento do primeiro módulo durante a 9a Conferência do Acesso Aberto (ConfOA), em Portugal e na Semana de Educação da Fiocruz. 

Aproveitando a oportunidade, também foram realizadas outras reuniões de trabalho entre membros do GTCA e a equipe do Cidacs. Uma delas visou entender melhor os componentes de trabalho, rotinas e especificidades da gestão de dados administrativos e sensíveis pelo Cidacs para iniciar um debate sobre a aplicabilidade do Termo de Referência por meio de diretrizes que orientem o compartilhamento e abertura de dados. Participaram pelo GTCA, Paula Xavier, coordenadora do GTCA, Bethânia Almeida (Fiocruz Bahia), Anne Clinio (VPEIC) e Flávia Elias (Fiocruz Brasília). Outras duas reuniões para o debate do Termo de Referência entre as duas equipes foram marcadas para a semana de 20 a 24 de agosto. 

Reprodução autorizada mediante indicação da fonte. 

 

Voltar ao topoVoltar