Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

3ª Conferência Livre de Saúde em Manguinhos discute políticas públicas saudáveis e sustentáveis


20/07/2021

Cooperação Social da Fiocruz

Compartilhar:

Está marcada para os dias 24 e 31 de julho a 3ª Conferência Livre de Saúde em Manguinhos, que traz este ano o tema Por políticas públicas saudáveis e sustentáveis. O evento é promovido pelo Conselho Gestor Intersetorial Teias Escola Manguinhos (CGI) em parceria com o Conselho Comunitário de Manguinhos, bairro em que está situada a Fiocruz, com apoio da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), da Asfoc-SN e da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz. 

O desemprego e a precarização das relações de trabalho, a violação dos direitos humanos,  o desmonte das políticas de seguridade social e educação, a governança da cidade de forma excludente, dentre outros elementos contribuem para o adoecimento agudo da população brasileira ao ampliar o dano já criado pela histórica desigualdade social. Dessa forma, é preciso repensar o papel das políticas públicas e sua organização para produzir vida e saúde, sobretudo em territórios de favela e periferia.

Nesta linha de reflexão, quatro temas foram eleitos como prioritários pelos moradores de Manguinhos: 1) Enchentes e saneamento em Manguinhos; 2) Sucateamento e precarização da assistência à saúde; 3) Desemprego; e 4) Violências e seus impactos na Saúde. Estes temas serão apresentados em sessões com breves exposições, seguidas do microfone aberto. O consolidado será utilizado para compor a Carta Pela Vida Manguinhos 2021. 

A Conferência Livre de Saúde é um evento aberto a todos e todas. Com voz e voto dos que moram nas favelas que compõem o território de Manguinhos e que nelas trabalham (profissionais de saúde, professores, garis etc). Tendo em vista o contexto de pandemia da Covid-19, as atividades acontecerão remotamente, em plataforma virtual, no canal do CGI Manguinhos no YouTube. 

3ª Conferência Livre de Saúde em Manguinhos

Datas: 24 e 31 de julho de 2021

Inscrição: https://cutt.ly/Inscricao3CLSM

Transmissão online: https://cutt.ly/3CLSM

Voltar ao topoVoltar