Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

3ª Conferência Livre de Saúde em Manguinhos acontece nos dias 24 e 31 de julho


21/07/2021

Por: Nathália Mendonça (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

Nos dias 24 e 31 de julho acontecerá a 3ª Conferência Livre de Saúde em Manguinhos, que traz este ano o tema Por Políticas Públicas Saudáveis e Sustentáveis'. O evento é promovido pelo Conselho Gestor Intersetorial Teias Escola Manguinhos (CGI) em parceria com o Conselho Comunitário de Manguinhos, com apoio da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), da ASFOC-SN e da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz. 

O desemprego e a precarização das relações de trabalho, a violação dos direitos humanos,  o desmonte das políticas de seguridade social e educação, a governança da cidade de forma excludente, dentre outros elementos contribuem para o adoecimento agudo da população brasileira ao ampliar o dano já criado pela histórica desigualdade social. Dessa forma, é preciso repensar o papel das políticas públicas e sua organização para produzir vida e saúde, sobretudo em territórios de favela e periferia.

Nesta linha de reflexão, quatro temas foram eleitos como prioritários pelos moradores de Manguinhos: I. Enchentes e saneamento em Manguinhos; II. Sucateamento e precarização da assistência à saúde; III. Desemprego; IV. Violências e seus impactos na saúde. Estes temas serão apresentados em sessões com breves exposições, seguidas do microfone aberto. O consolidado será utilizado para compor a Carta Pela Vida Manguinhos 2021. 

A Conferência Livre de Saúde é um evento aberto a todos e todas. Com voz e voto dos que moram nas favelas que compõem o território de Manguinhos e que nelas trabalham (profissionais de saúde, professores, garis, etc). Tendo em vista o contexto de pandemia da Covid-19, as atividades acontecerão remotamente, em plataforma virtual, no canal do CGI Manguinhos no YouTube.

3ª Conferência Livre de Saúde em Manguinhos
Datas: 24 e 31 de julho de 2021
Inscrição
Transmissão online

24 de julho

    • Mesa de Abertura
Horário: 9h às 10h
Com: Simone Quintella (Conselho Comunitário de Manguinhos  e presidente da Assoc. de Moradores do Amorim); José Beserra de Araújo (conselheiro CGI Manguinhos); e Mychelle Alves (presidente da Asfoc-SN e pesquisadora de saúde)
Mediação: Patrícia Evangelista (CGI Manguinhos)

    • Sessão 1: Viver na Cidade: saneamento, enchentes e habitação
Horário: 10h15 às 11h45
Com: Fábio Monteiro (CGI Manguinhos e Conselho Comunitário de Manguinhos); José Stelberto Porto Soares (Conselho Diretor do Clube de Engenharia); e Rejany Ferreira (geografa, Cooperação Social da Fiocruz)
Mediação: Anastácia Santos (ACS Manguinhos)

    • Sessão 2: Por que faltam profissionais de saúde?
Horário: 12h às 13h30
Com: Valeska Antunes (Médica de Família e Comunidade e Sindicato dos Médicos); Mário Romano (Psiquiatra CSEGSF/Ensp/Fiocruz); e Cristiane Felix (ACS Manguinhos)
Mediação: Jorge Nadais (ACS Manguinhos)

Intervalo: 13h30 - 14h30

    • Sessão 3: Desemprego: impactos na saúde de Manguinhos
Horário: 14h45 às 16h15
Com: Eleutéria Amora da Silva (CAMTRA); Luiz Soares (Assistente social, Conselho Comunitário de Manguinhos, colaborador na Creche SICAM); e André Lima (Historiador, CGI Manguinhos)
Mediação: Eliene Vieira (Mães de Manguinhos)

    • Sessão 4: Violências: uma questão de saúde pública
Horário: 16h30 às 18h
Com: Fernanda Mendes Lages Ribeiro (CLAVES/Fiocruz); Monique Cruz (Assistente social,     Justiça Global, Fórum Social de Manguinhos); Elizabeth Campos (Coordenadora do Espaço Casa Viva/RedeCCAP)
Mediação: Djefferson Amadeus (Advogado, MNU, Cooperação Social da Fiocruz)

31 de julho

    • Aprovação da Síntese/Carta Manguinhos pela vida
Horário: 9h às 10h
Com: Elenice Pessoa (CGI Manguinhos, OMA); Maria de Fátima Lourenço (CGI Manguinhos); Maria de Paula Bonatto (Educadora Museu da Vida/Fiocruz); e Mercês Navarro (Educadora Ensp/Fioruz)

    • Mesa de encerramento
Horário: 10h15 às 11h30
Com: Marcos Menezes (Diretor Ensp/Fiocruz); José Leonídio Madureira (Coordenador Cooperação Social da Fiocruz); Patrícia Evangelista (CGI Manguinhos); Darcilia Alvez (CGI Manguinhos)

3ª Conferência Livre de Saúde em Manguinhos

Voltar ao topoVoltar