Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

2º Encontro da Rede Sudeste de Repositórios acontece nos dias 21 e 22/7


06/07/2021

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

De 21 a 22 de julho, acontece o 2º Encontro da Rede Sudeste de Repositórios (RIAA/Sudeste), de forma online. O evento é promovido e realizado pela RIAA/Sudeste, organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz). Nos dois dias do Encontro, haverá palestras técnicas sobre temas relacionados aos repositórios institucionais e sua importância para a salvaguarda dos documentos produzidos pelas Instituições.

No primeiro dia (21), os palestrantes serão Bianca Amaro (Ibict), Michele Mennielly (Lyracys), Elias de Oliveira (UFES) e Luana Sales (Arquivo Nacional), que enfocarão questões como ciência aberta, repositórios institucionais abertos, inteligência artificial e a FAIRficação de repositórios (a transformação de dados brutos em dados FAIR). No dia 22, será a vez de Maria de Fátima Correa (VPEIC/Fiocruz), Marisa Raquel (Universidad Nacional de La Plata – Argentina), Mariangela Spotti Lopes Fujita (Unesp) e Angelica Conceição Dias Miranda (FURG), que falarão sobre o papel dos repositórios, a situação do Sistema Nacional de Repositórios Digitais da Argentina, a política de indexação para repositórios e o uso dos repositórios digitais no ensino, pesquisa e extensão.

Acesse a programação dos dias 21 de julho e 22 de julho

As inscrições para o encontro são gratuitas e devem ser feitas na página de eventos do Icict. Será fornecido certificado de participação. A transmissão do evento ficará a cargo da VideoSaúde Distribuidora, por meio de seu canal do Youtube.

Saiba mais sobre a Rede

Em 2017, foi criada a Rede Sudeste de Repositórios Digitais (RIAA/Sudeste), que visa superar desafios relacionados à criação, otimização e sustentabilidade dos repositórios digitais, institucionais e temáticos, promovendo a cooperação entre seus participantes. Composta atualmente por 75 instituições de ensino e pesquisa, a RIAA estimula o compartilhamento de informações e experiências por meio de encontros e atua no alinhamento das políticas de acesso aberto em âmbito nacional e internacional.

A Rede Sudeste faz parte da Rede Nacional de Repositórios coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), fortalecendo a colaboração entre profissionais da área de informação em instituições de ensino e pesquisa. Assim, promove parcerias, trabalhos em equipe e uma maior percepção sobre a qualidade e a quantidade da produção científica produzida pelas instituições da Região Sudeste.

Serviço

2º Encontro da Rede Sudeste de Repositórios (RIAA/Sudeste)
Data: 21 a 22 de julho | Horário: das 14h às 16h30
Transmissão
Inscrições

2º Encontro da Rede Sudeste de Repositórios (RIAA/Sudeste)

Voltar ao topoVoltar