11/03/2025
Traduzido de Universidade Peruana Cayetano Heredia (UPCH)
No dia 19 de março de 2025, a The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC), em colaboração com o Escritório de Biossegurança da Diretoria de Assuntos Regulatórios de Pesquisa (DUARI) da Universidade Peruana Cayetano Heredia (UPCH), a Fiocruz, por meio do Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC), vinculado à Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), e a Rede Fiocruz de Biobancos (RFBB), vinculada à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), organizará o webinário Gestão e organização de biobancos: a experiência da Fiocruz. O evento visa criar um espaço para a troca de conhecimentos sobre a gestão de Biobancos, um aspecto fundamental para a pesquisa científica.
O webinário será realizado das 13 às 15 horas (horário de Brasília) e é destinado a pesquisadores e outros interessados em questões de biossegurança. Contará com a participação de palestrantes da Fiocruz, que compartilharão suas experiências ao implementar, harmonizar e fazer a gestão de Biobancos no Brasil. Haverá tradução simultânea em inglês, espanhol e português.
O evento terá início com as palavras de boas-vindas da diretora da DUARI da UPCH, Cinthia Hurtado. Em seguida, a coordenadora executiva da Rede de Biobancos da Fiocruz, Daiane Sertorio, abrirá o ciclo de palestras com sua apresentação sobre a implementação e os desafios da RFBB. Ela será seguida pela médica e pesquisadora clínica da Fiocruz, Cristiane Bresani, com uma apresentação sobre a experiência do Biobanco do Instituto Aggeu Magalhães, da Fiocruz Pernambuco. A assistente de coordenação da RFBB, Sarah Benevenuto, abordará a harmonização de protocolos no contexto dos biobancos. Por fim, o gerente de qualidade da plataforma de pesquisa clínica da Fiocruz, Rodrigues Pereira, apresentará o sistema de gestão da qualidade baseado na norma ISO 20387:2018 e sua aplicação nos Biobancos da rede.
As inscrições podem ser feitas pelo Zoom. A conferência incluirá uma sessão interativa de perguntas e respostas, moderada pelo médico e presidente do Comitê Institucional de Biosegurança da UPCH, Henry Anchante, onde os participantes poderão fazer perguntas e comentários aos palestrantes em tempo real. Os participantes que comparecerem a, no mínimo 80% da sessão, terão direito a um certificado de participação, que será enviado por e-mail em um mês após o evento.
// Tradução: Assessoria de Comunicação VPEIC/Fiocruz | Divulgação: VPEIC e VPPCB/Fiocruz