O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Prazer, Sou Zezé: exposição de bordados celebra os 80 anos da atriz Zezé Motta


07/02/2025

Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Em comemoração ao aniversário de 80 anos de Zezé Motta em 2024, uma das mais influentes artistas brasileiras, o projeto "Prazer, Sou Zezé" traz à vida uma exposição única, em que a arte do bordado se une ao legado de uma artista que há décadas transforma o cenário cultural do país. Diversas bordadeiras(os) de diversas regiões do Brasil se uniram para criar uma coleção exclusiva de bordados que homenageiam a trajetória e as obras icônicas de Zezé Motta.

A exposição, que é uma verdadeira celebração da vida e obra de Zezé, propõe uma releitura delicada e ao mesmo tempo poderosa de suas criações. As bordadeiras, utilizando linhas e agulhas como extensão de suas próprias emoções e histórias, mergulharam no universo da artista, reinterpretando suas obras com sensibilidade e originalidade.

O projeto "Prazer, Sou Zezé" não é apenas uma homenagem, mas também uma plataforma que fortalece o protagonismo feminino na arte e no artesanato. As bordadeiras envolvidas são em sua maioria mulheres que, ao longo do processo criativo, exploraram suas próprias vivências e expressaram, por meio do bordado, as diversas nuances da obra de Zezé Motta.

A exposição também busca promover o diálogo entre diferentes gerações de mulheres criativas, ressaltando a importância da sororidade e da troca de experiências. A exposição foi inaugurada  em dezembro no MUCHAB/Rio e  agora, chega à Biblioteca de Manguinhos, na Fiocruz.

Além da exposição, o projeto poderá incluir rodas de conversa, workshops e outras atividades que visam envolver a comunidade e aprofundar a compreensão sobre o impacto de Zezé Motta na cultura brasileira. "Prazer, Sou Zezé" é uma oportunidade única para celebrar a rica herança cultural que a artista nos deixa e para inspirar novas gerações de criadoras e artistas.
 

Exposição "Prazer, Sou Zezé"
Local: Biblioteca de Manguinhos, Av. Brasil, 4365.
Visitação: até 28 de março
Horário: 10h às 16h
Entrada: Gratuita
Idealização: Célia Granhen (Coletivo Linhas da Gamboa)
Cenografia: Emily Pirmez @armazemculturaldasartes
Design: SimoneLux - Parceria Movimento Metamorfoses @simone.lux

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.