O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove primeira reunião de Consórcio de Flavivírus em parceria com a OMS


19/02/2025

Isabelle Resende & Cristiane Boar / VPPCB-Fiocruz

Compartilhar:

O Programa R&D Blueprint para Epidemias da Organização Mundial da Saude (OMS) e a Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB) promoveram nesta segunda-feira (17), a primeira reunião do Consórcio Aberto e Colaborativo em Pesquisa (CORC) em Flavivírus, sediado pela Fiocruz, onde foi apresentada a nova estratégia da OMS em Pesquisa e Desenvolvimento focada na Prevenção, Preparação e Resposta a epidemias e pandemias. 

O encontro, realizado via plataforma Zoom, contou com a participação do presidente da Fiocruz, Mário Moreira, da líder do Programa R&D Blueprint (OMS), Ana Maria Henao-Restrepo e da vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Maria de Lourdes Aguiar Oliveira.

O CORC tem como objetivo aprimorar e acelerar a prevenção, preparação e resposta global para epidemias e pandemias, mediante o aprimoramento e compartilhamento do conhecimento científico sobre as famílias virais com potencial pandêmico e o desenvolvimento de estratégias universais para o desenvolvimento rápido de contramedidas médicas. Ao focar nas famílias virais ao invés de patógenos individuais, os CORCs visam criar uma abordagem mais abrangente e proativa para enfrentar futuras emergências de saúde. Integram o CORC especialistas, instituições de pesquisa, financiadores, desenvolvedores de contramedidas médicas, agências governamentais, reguladoras etc. 

O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, ressaltou o papel estratégico da Fundação, no enfrentamento e resposta às emergências globais e reforçou o compromisso da instituição com o multilateralismo. "Em 2025, a Fiocruz comemora seus 125 anos de existência e compromisso histórico com a Saúde Pública, reafirmando o nosso papel de instituição estratégica para o Estado brasileiro. Para além do cenário nacional, a Fiocruz tem contribuído relevantemente no contexto da Saúde Global, onde a preparação e resposta às emergências em saúde Pública constituem uma das principais agendas. A Fiocruz e, portanto, o Brasil reafirma o seu compromisso com o multilateralismo”.

A coordenadora do R&D Blueprint/OMS, Ana Maria Henao-Restrepo explicou aos pesquisadores o conceito e estratégia dos CORCs.  

“Existem cerca de 1.600 vírus e bactérias capazes de infectar humanos e com potencial para semear pandemias. O conceito do CORC é adotar uma abordagem abrangente, envolvendo da pesquisa básica ao desenvolvimento de produtos. Portanto, não se trata da vigilância rotineira, mas em como utilizar os avanços da ciência para aprimorar a nossa capacidade de preparação e resposta. É importante que toda a comunidade cientifica contribua para a geração e compartilhamento do conhecimento.”

A vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Lourdes Oliveira, reiterou a importância da associação da Fiocruz aos esforços da OMS no enfrentamento aos desafios em Saúde Pública e o CORC em Flavivirus constitui uma das iniciativas em curso. “O enfrentamento às epidemias e pandemias constitui parte da nossa missão institucional. Ao longo de sua história, a Fiocruz construiu imensa expertise e protagonismo nesse domínio, o que nos permite atuar de forma efetiva e holística, abrangendo desde a geração de conhecimento e vigilância em saúde até o desenvolvimento de produtos, como diagnósticos in vitro, vacinas e fármacos. Dessa forma, temos prestado relevante contribuição para a prevenção, preparação e resposta às emergências em saúde, não apenas no contexto nacional, mas também no âmbito internacional - especialmente por sermos parceiros históricos da OMS e, em particular, do Programa de Emergências em Saúde, ao qual o R&D Blueprint está vinculado. É nesse contexto que assumimos o desafio de coordenar o CORC Flaviviridae, enquanto Centro Colaborador da OMS.”

Com a participação de pesquisadores de várias Unidades Fiocruz, foi realizado um survey para mapeamento das áreas prioritárias em pesquisa de Flavivírus, com ênfase nas lacunas de conhecimento relevantes e interesse de nossos pesquisadores em integrar grupos focais temáticos.

 

A data da próxima reunião do CORC está marcada para o dia 24 de fevereiro via plataforma Zoom e contará com a participação de Mark Ryan (diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde/OMS), da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente/SVSA/MS, Ethel Maciel,  além de representantes da OMS, do Ministério da Saúde, e de instituições/especialistas nacionais e globais. 

O encontro começa às 11h pelo link https://who-e.zoom.us/j/91792160374

 

Voltar ao topoVoltar

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.