O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Mata Atlântica marca presença em Seminário Internacional de Urbanização de Favelas 


13/12/2024

Isis Breves (CFMA)

Compartilhar:

Nos dias 20 a 23 de novembro ocorreu o IV Seminário Internacional de Urbanização de Favelas, na Universidade de São Paulo (USP), no qual a equipe do Escritório Técnico de Diálogos Sociotécnicos em Saúde Urbana da Fiocruz Mata Atlântica (FMA) apresentou a experiência de assessoria técnica à habitação de interesse social em territórios vulnerabilizados, desenvolvida no Setor 1 da Colônia Juliano Moreira (CJM), território no qual o campus da FMA está inserido. O estudo relaciona a urbanização de favelas e melhorias habitacionais à promoção de um habitat saudável Participaram do desenvolvimento deste trabalho os arquitetos e urbanistas Ísis Piauhy, Thamirez Martins, Luís Madeira e Carmen Silveira. 

Segundo a arquiteta Ísis Piauhy, o trabalho Urbanização de Favelas e Melhorias Habitacionais para a Promoção de um Habitat Saudável: Apontamentos sobre a Experiência da Fiocruz Mata Atlântica é fruto de dois projetos que a área de Saúde Urbana da FMA desenvolve na Colônia Juliano Moreira: Melhorias Habitacionais como Ações Promotoras de Saúde e Tecnologia Social para a Promoção de Comunidades Livres de Amianto na CJM. Estes projetos reconhecem a importância das melhorias habitacionais como um dos componentes dos projetos de urbanização integrada de favelas desenvolvidos no país para proporcionar uma vida saudável através das condições de moradia e do hábitat como condições essenciais ao acesso ao direito à moradia digna, à cidade e à saúde. A pesquisa aponta para resultados que dialogam com os campos de saúde pública, em que indicadores de vulnerabilidade física e social das habitações são orientadores para a definição de ações que se proponham promotoras de Territórios Sustentáveis e Saudáveis. 

“A Fiocruz Mata Atlântica busca verificar e identificar os fatores determinantes e os processos de determinação socioambientais da saúde, bem como a apropriação de princípios e estratégias de ação desse campo disciplinar. A insegurança quanto à posse da terra, as restrições ao acesso à moradia digna e a inadequação edilícia são alguns desses determinantes e o Direito à Cidade, à moradia digna e ao habitat saudável tem sido o pilar da assessoria técnica no processo de regularização fundiária e urbanística das famílias do Setor 1 da Colônia Juliano Moreira. No Setor 1 da CJM, a proposta de uma assessoria técnica integrada e interdisciplinar, busca apoiar os processos de autoempreedimento realizados pelos seus residentes e propõe atuar de forma prioritária sobre as iniquidades em saúde, com atenção aos grupos mais vulneráveis e expostos a desastres”, completa Luís Madeira, o Coordenador da área de Saúde Urbana da Fiocruz Mata Atlântica.

O URB Favelas é um importante Seminário Internacional realizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design (FAU) da USP desde 2014, no qual a urbanização de favelas é colocada no centro do debate científico. Nesta quarta edição, a primeira pós-pandemia de Covid-19, o enfoque dos debates está em temas que transitaram entre as dimensões recorrentes das ações e estudos de urbanização, problematizando os processos de: reconhecimento e mapeamento; planejamento e financiamento; elaboração de projetos e implementação; organização e mobilização social; enfretamento de risco socioambiental e superação de restrições ao acesso à posse da terra e à moradia digna. As sessões do evento foram interdisciplinares e contaram com a participação de acadêmicos, gestores e representantes de movimentos sociais e lideranças populares que puderam contribuir de forma efetiva com o debate e a troca de conhecimentos.

Voltar ao topoVoltar

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.