Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sessão colaborativa do PROCC trará tema de associação entre disfunções do sono e hormônios da tireoide


01/11/2024

Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

No dia 6 de novembro, 12 horas e 30 minutos, acontece uma nova sessão colaborativa do Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC), também conhecida como clínica de dados e feita em parceria com a The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC). Esta sessão, que faz parte de uma série conduzida ao longo de 2024, é intitulada "Influência da curta duração e privação do sono nos hormônios e índices tireoidianos: Resultados do ELSA-Brasil", de forma online, pela plataforma Zoom, com o doutor em Doutor em Epidemiologia em Saúde Pública pela Ensp, na Fiocruz, João Ferreira Silva Junior.

De acordo com a literatura científica, os distúrbios do sono, como insônia ou apneia, já são associados a uma piora nos desempenhos cognitivos, podendo inclusive aumentar o risco de demências. Mas, segundo João Junior, a relação dos aspectos do sono nos hormônios e índices tireoidianos ainda é pouco estudada.

Diante disso, o pesquisador traz para a sessão colaborativa do PROCC, uma análise da associação da curta duração e da privação do sono com os hormônios e índices tireoidianos, segundo o sexo, por meio de uma análise de coorte prospectiva com 9,957 participantes da segunda (2012-2014) e terceira onda (2016-2018) do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil).

Serviço

Nome: "Influência da curta duração e privação do sono nos hormônios e índices tireoidianos: Resultados do ELSA-Brasil"

Data: 6 de novembro de 2024

Horário: 12h30

Local: Online via Zoom

Palestrante e Instituição: João Junior, doutor pela Escola Nacional de Saúde Pública.

Idioma: português.

Sua participação é fundamental para o sucesso desta iniciativa colaborativa.

Clique aqui para receber notificações das próximas sessões ou para se inscrever e apresentar seu trabalho nas clínicas de dados.

Voltar ao topoVoltar