Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Atividades do Novembro Negro na Fiocruz


16/10/2024

Mario Ferreira (Cedipa/Fiocruz)

Compartilhar:

A Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa) da Fiocruz, em conjunto com o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da instituição, está promovendo a Agenda Novembro Negro na Fiocruz. Essa iniciativa visa concentrar as ações desenvolvidas pelas diferentes unidades para celebrar o Dia da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares, que ocorre em 20 de novembro.

Confira:

 

Dias 7 e 8 de novembro

1º Encontro REDEquidade: Fiocruz pela Diversidade e Inclusão 

Horário:8h30

Local: Auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

O evento fechado reunirá representantes das unidades, escritórios e coletivos da Fiocruz para discutir uma agenda de equidade e valorização da diversidade dentro da instituição. Organizado pela Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz), em colaboração com o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz, o encontro conta com o apoio da Fiocruz Pernambuco, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), da Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan/Fiocruz), do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc).

 

Dias 13, 20 e 27

As redes sociais da Fiocruz exibem, em novembro, vídeos em Libras com sinais que representam o Novembro Negro. A iniciativa, realizada pela Cedipa em parceria com a Coordenação de Comunicação Social (CCS), busca promover a inclusão e fortalecer a valorização da cultura negra ao longo do mês.

 

Dia 20

Podcast Saúde em Foco - Dia da Consciência Negra  

Acesso: https://bit.ly/podcast_iff](https://bit.ly/podcast_iff

Para celebrar o Dia da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares, o Instituto Fernandes Figueiras (IFF/Fiocruz) apresentará um episódio especial do podcast "Saúde em Foco", com a participação de profissionais do Núcleo de Equidade, Diversidade e Políticas Afirmativas do Instituto. 

 

Iluminação do Castelo

O Castelo da Fiocruz será iluminado nas cores verde, vermelho e amarelo da bandeira pan-africana, em apoio às ações de conscientização do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

 

Dia 26

Trajetórias Negras

Horário: 9h

Local: Auditório da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz)

O Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz realiza a 13ª edição do projeto Trajetórias Negras, que tem como objetivo valorizar a presença de profissionais negros e negras na instituição. A iniciativa busca destacar suas trajetórias acadêmicas, revelando as dificuldades e conquistas enfrentadas na sociedade.

 

Dia 27 

Racismo Ambiental e Crise Climática: Impactos na Saúde da População Negra 

Horário:9h  

Local: Auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)

Organizado pelo eixo de enfrentamento às desigualdades étnico-raciais da Cedipa, o evento abordará como o racismo ambiental e a crise climática agravam as desigualdades e afetam a saúde da população negra, destacando as interseções entre meio ambiente, saúde e justiça social. A discussão contará com a participação dos palestrantes: Dara Sant'anna (assessora parlamentar na Câmara Municipal do Rio de Janeiro); Paulo Bruno (professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz); Maíra Silva (coordenadora no Instituto de Referência Negra Peregum) e Victor de Jesus (pesquisador na Universidade Federal do Espírito Santo e mestre em Planejamento Urbano e Regional).

 

Dias 27 e 28 

Trajetórias Negras em Jogo

Local: Cafeteria da Biblioteca de Manguinhos  

Horário: 11h às 14h

Durante o Novembro Negro, o Núcleo de Jogos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) reforça o compromisso institucional com a equidade étnico-racial, oferecendo uma experiência imersiva e lúdica. O jogo destaca histórias de pessoas negras que têm contribuído de forma significativa para o enfrentamento das desigualdades raciais e para a valorização da população negra no Brasil.

Voltar ao topoVoltar