Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

AFN lança especial Novembro Negro


21/11/2024

João Pedro Goguelin (CCS), com supervisão de Leonardo Azevedo (CCS)

Compartilhar:

Na última quarta-feira (20/11), o Castelo Mourisco da Fiocruz esteve iluminado nas cores da Unidade Africana, em alusão ao Dia da Consciência Negra. Foto: Peter Ilicciev (CCS)

Em celebração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a Fiocruz lança um especial em alusão ao Novembro Negro, reafirmando seu compromisso com a equidade, os direitos humanos e a luta antirracista. A data, 20 de novembro, rememora a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência à escravidão no Brasil.

O especial da Agência Fiocruz de Notícias (AFN) reúne matérias, vídeos, podcasts, jogo e outros conteúdos que promovem o debate público sobre a realidade da população negra no Brasil e as ações necessárias para enfrentar as desigualdades raciais. Entre os destaques, estão dados e reportagem sobre as desigualdades em áreas como saúde, educação e mercado de trabalho. De acordo com dados do Censo de 2022, 55% da população se autodeclaram pretos e pardos.

Entre os temas abordados, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, o racismo estrutural, a formação de profissionais de saúde e a invisibilidade de doenças prevalentes na população negra, como a anemia falciforme, a hipertensão arterial e a doença renal crônica. Os textos detalham as iniciativas da Fiocruz, como políticas afirmativas na educação e no concurso público, a publicação da Política de Equidade Étnico-Racial da Fiocruz e a criação da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa). Iniciativas externas incluem pesquisas e debates para colocar o conhecimento científico a serviço da transformação social.

A riqueza da cultura negra e as contribuições de pessoas negras são tema de matéria, assim com os eventos, campanhas e pesquisas realizadas pela instituição. Confira o especial no site da Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar